Fonte da imagem: https://www.eusemfronteiras.com.br/expansao-da-consciencia-e-cura-ayuaska-plantas-do-poder-x-tarja-preta/
Fábio José Lourenço Bezerra
No tempo em que o Espiritismo surgiu, em meados do século XIX, ele foi desenvolvido de acordo com a ciência daquela época, que não era como a atual, que adota o dogmatismo materialista. Era uma ciência que adotava o espiritualismo racional. No site do seu livro "Revolução Espírita", o pesquisador Paulo Henrique de Figueiredo, no seu texto de título "Segundo Kardec, Espiritismo é ciência. Mas não é o que se pensa…", ele nos informa:
"Kardec afirmou que o Espiritismo é uma ciência. Mas vai cair em erro aquele que considerar essa afirmação imaginando o atual conceito dessa palavra. Isso porque em nosso tempo ela está associada ao materialismo. Normalmente, mesmo que a maior parte dos estudantes universitários e mesmo professores sejam espiritualistas, todos precisam adotar a doutrina do nada para que sua produção seja aceita, ou corre o risco de cair na marginalidade acadêmica e perder oportunidades. O espiritualismo é mesmo ridicularizado como crendice, ingenuidade, absurdo. Invariavelmente, mistura-se a crença em Deus e na imortalidade da alma com o pensamento dogmático das religiões, isso porque em nossa sociedade foi esse quase o único espaço que o espiritualismo pôde se refugiar.
Como evidenciamos na obra Revolução Espírita – a teoria esquecida de Allan Kardec, a ciência era muito diferente na época de Kardec, e o entendimento disso é fundamental para se compreender o Espiritismo e o impacto de sua doutrina revolucionária.
Afirmou o professor Rivail:
“A Sociedade tem por objeto o estudo de todos os fenômenos relativos às manifestações espíritas e suas aplicações às ciências morais, físicas, históricas e psicológicas.” (Livro dos Médiuns, página 443).
Quando se lê esse trecho hoje, quase ninguém se questiona sobre o que significa ciências morais. Ou então busca um significado aproximado ou um raciocínio dedutivo. Há também para quem esse termo passa batido. No entanto, sua compreensão é essencial. O termo “ciência moral” estava presente na tábua de classificação das ciências daquele tempo. Para ser compreendido precisamos consultar livros daquele tempo. Vejamos.
No século 19, as ciências se dividiam entre as que tinham por objeto o mundo físico (física, química, botânica, fisiologia, astronomia, geologia, mineralogia), chamadas ciências físicas ou naturais; e as que tinham por objeto os fenômenos derivados das aptidões humanas, ou ciências morais (filológicas, sociais e políticas, históricas). Na universidade, o campo das ciências morais era liderado por professores espiritualistas, que adotaram essa orientação de forma racional e não dogmática, como exigia o pensamento positivo da época. Essas primeiras ciências morais tratam das manifestações exteriores dos fatos morais, como a linguagem e os fatos históricos e sociais. Resta o estudo da própria alma, ou fatos do espírito humano, como se definia por uma expressão daquele período. Esses formam o grupo das ciências filosóficas. Considerado os valores humanos da razão, sentimento, vontade, criatividade, as divisões das ciências eram: psicologia, lógica, moral e estética. Quando os objetos dos estudos eram a causa primeira e o absoluto, as ciências denominavam-se teodiceia (atributos de Deus e sua providência) e metafísica (causa ou princípio de tudo o que existe). Quanto ao método, a psicologia adotava a observação, enquanto as outras ciências filosóficas adotavam o método racional, e para a metafísica, o reflexivo. O conteúdo dessas ciências morais forneceram os temas para os diálogos com os espíritos superiores que resultou na doutrina espírita.
Tudo isso pode ser encontrado em detalhes nos manuais de filosofia do século 19.
Esse foi o contexto original do surgimento da doutrina espírita. Essa recuperação conceitual é necessária para se compreender a postura dos espíritas que leram os livros e revistas do professor Rivail durante sua publicação e participaram do desenvolvimento da doutrina espírita, formando a comunidade de pesquisadores.
Os recursos da história e filosofia das ciências, sem os prejuízos do anacronismo (ler o passado pelos olhos do presente) são muito importantes para recuperar o sentido original do Espiritismo. Mesmo no entendimento do significado adequado seja de uma só palavra. Quando Allan Kardec considerou o espiritismo como ciência, mas ele o qualificou como ciência filosófica (espiritualista na academia de então), avançando, porém, quanto à metodologia:
“Até ao presente, o estudo do princípio espiritual, compreendido na Metafísica, foi puramente especulativo e teórico. No Espiritismo, é inteiramente experimental.” (A Gênese, 92).
Eis que, em nosso século, vários cientistas estão propondo uma mudança de paradigma na ciência, de materialista para pós-materialista, uma vez que o materialismo está tendo grande dificuldade para explicar inúmeros fenômenos que vêm ocorrendo com grande frequência, como as experiências de quase-morte, as experiências fora do corpo, os resultados dos estudos com médiuns, as visões no leito de morte, além dos singulares atributos da consciência humana.
"Furando o bloqueio" do materialismo na ciência, foi criada recentemente a Academia para o Avanço das Ciências Pós-Materialistas (AAPS), sobre a qual trata o artigo abaixo:
A ACADEMIA PARA O AVANÇO DAS CIÊNCIAS PÓS-MATERIALISTAS: INTEGRANDO A CONSCIÊNCIA COM A CIÊNCIA TRADICIONAL
Gary E. Schwartz, PhD, Marjorie Woollacott, PhD, Stephan A. Schwartz, Imants Baruss, PhD, Mario Beauregard, PhD, Larry Dossey, MD, Menas Kafatos, PhD, Lisa Miller, PhD, Julia Mossbridge, PhD, Dean Radin, PhD, and Charles Tart, PhD
Introdução
Há momentos na história da ciência quando grandes mudanças ocorrem, e suposições gerais e conceituações centrais são subitamente questionadas. Thomas Kuhn, talvez o mais conhecido e influente historiador e filósofo da ciência do século 20, fez dessas mudanças seu estudo especial e desenvolveu o conceito de “mudança de paradigma” (1). Ele definiu isso como uma visão unificadora da realidade que a maioria cientistas concordam. Ele observou ainda que, quando essa visão não está mais de acordo com os dados experimentais, e muitas anomalias são relatadas, os paradigmas entram em crise. Quando isso acontece, disse ele, novas visões de mundo emergem e se tornam consensuais. É a convicção dos autores que uma visão emergente de uma ciência pós-materialista está ocorrendo exatamente como Kuhn previu. Como todas essas mudanças, essa nova perspectiva tem aplicações conceituais, experimentais e práticas de longo alcance. A Academia para o Avanço das Ciências Pós-Materialistas foi estabelecida pelos autores deste ensaio com o propósito expresso de fornecer uma estrutura institucional colegiada para uma expressão substantiva e manifestação dessa mudança de paradigma.
A fundação da Academia surgiu em resposta ao “Manifesto por uma Ciência Pós-Materialista”, publicado na revista Explore em 2014 (2). O Manifesto foi um dos resultados de uma reunião realizada no Canyon Ranch em Tucson, Arizona, em 7 de fevereiro - 9, 2014. Co-organizado por Gary E. Schwartz, PhD e Mario Beauregard, PhD pela Universidade do Arizona e Lisa Miller, PhD, da Universidade de Columbia, seu objetivo era discutir expressamente como um paradigma pós-materialista poderia se parecer e implicações para a ciência e a sociedade.3 O Manifesto foi elaborado por Beauregard, Schwartz e Miller, e co-assinado pelos participantes do encontro (listados em ordem alfabética).
Certas conclusões amplas surgiram com recomendações associadas. Citando o manifesto:
(1) A ciência pós-materialista não rejeita as observações empíricas e o grande valor das realizações científicas realizadas até agora. Procura expandir a capacidade humana para entender melhor as maravilhas da natureza e, no processo, redescobrir a importância da mente e do espírito como parte do tecido central do universo. O pós-materialismo é inclusivo da matéria, que é vista como um constituinte básico do universo.
(2) O paradigma pós-materialista tem implicações de longo alcance. Altera fundamentalmente a visão que temos de nós mesmos, devolvendo nossa dignidade e poder, como seres humanos e como cientistas. Esse paradigma promove valores positivos como compaixão, respeito e paz. Ao enfatizar uma conexão profunda entre nós mesmos e a natureza como um todo, o paradigma pós-materialista também promove a conscientização ambiental e a preservação de nossa biosfera. Além disso, não é novo, mas apenas esquecido por 400 anos, que uma compreensão transmaterial vivida pode ser a pedra angular da saúde e do bem-estar, pois foi realizada e pré-servida em antigas práticas mente-corpo-espírito, tradições religiosas, e abordagens contemplativas.
(3) A mudança da ciência materialista para a ciência pós-materialista pode ser de vital importância para a evolução da civilização humana. Pode ser ainda mais crucial do que a transição do geocentrismo para o heliocentrismo.
Uma das recomendações concretas que vieram da reunião do Canyon Ranch foi a recomendação de criar um site dedicado às ciências pós-materialistas, e isso foi feito: (http://www.opensciences.org/). Incluídos no site estão os nomes de mais de 200 cientistas em todo o mundo que posteriormente concordam com o manifesto.
Na primavera de 2016, Stephan Schwartz, Gary E. Schwartz e Larry Dossey elaboraram e publicaram na Explore uma declaração que aborda especificamente alguns aspectos do pós-materialismo na área da saúde, “Declaração para Cuidados Integrativos, Baseados em Evidências que Incluem Informações Não Locais da Consciência na Proximidade da Morte.” Vinte e dois cientistas e médicos assinaram a declaração publicada, e outros o fizeram posteriormente.
Outra das recomendações de 2014 foi criar uma academia ou associação para promover a evolução de uma ciência ampliada que incorpore uma perspectiva pós-materialista e estabelecer uma infra-estrutura acadêmica formal para uma comunidade colegiada que busca essas linhas de pesquisa. Três anos depois, com base na resposta recebida desde 2014, um conclave foi montado em 2017 para fazer exatamente isso.
Fundação da AAPS
De 24 a 27 de agosto de 2017, Gary E. Schwartz, PhD. A Universidade do Arizona e Marjorie Woollacott, PhD, da Universidade de Oregon, emérito, convidaram um grupo de 11 cientistas (9 dos Estados Unidos, 2 do Canadá) nos campos da física, psicologia, neurociência e medicina para fundar um grupo internacional. organização para promover as ciências pós-materiais. Mais uma vez a reunião foi realizada no Canyon Ranch. Dez cientistas foram convidados a comparecer pessoalmente, um por vídeo. Após vários dias de discussão, o nome do consenso selecionado pelo grupo era a Academia para o Avanço das Ciências Pós-materialistas (AAPS). Os 11 membros se tornaram a diretoria fundadora, com Gary E. Schwartz sendo eleito presidente fundador com Marjorie Woollacott, a presidente eleita. O presente documento foi de autoria de Gary Schwartz, Marjorie Woollacott e Stephan Schwartz, e co-assinado pelo resto do conselho (listado em ordem alfabética). A partir desta reunião surgiu a Academia recomendada em 2014. Foi estabelecido com base nas seguintes propósitos fundacionais:
(1) Encorajar transformações individuais e culturais através de pesquisas sobre a consciência pós-materialista combinando e integrando perspectivas advindas do olhar para o mundo (terceira pessoa), perspectivas advindas do olhar para o self (primeira pessoa) e perspectivas que são interpessoais (segunda pessoa) e transpessoais através de divulgação científica e educacional envolvendo uma comunidade mundial de aprendizagem. O objetivo é a realização de uma visão de mundo científica avançada e integradora que sustente uma relação renovada com o mundo natural. Isso inclui uma definição ampliada da lei natural para incluir os domínios da vida, consciência e significado, e reconhece os papéis especiais interconectados de raciocínio, inteligência, intuição, amor e compaixão no avanço da ciência, cultura e espírito humanos.
(2) Proporcionar uma organização profissional de apoio a cientistas, estudantes e profissionais com mentalidade de ciência, que desejam compreender e contribuir para a ciência pós-materialista em suas respectivas disciplinas e campos.
(3) Avançar rigorosa e criativamente a teoria, a pesquisa e as aplicações de ciências pós-materialistas em todos os domínios, promovendo a investigação baseada na evidência baseada na verdade. Isso inclui o desenvolvimento e o avanço da pedagogia em todos os níveis (do ensino fundamental à universitário) que cultiva a descoberta e o conhecimento incorporando uma perspectiva pós-material.
(4) Ser proativo em trazer conhecimento pós-materialista atual e futuro para organizações científicas tradicionais e de fronteira.
(5) Explorar corajosamente todos os aspectos da consciência e realidade humanas no espírito da liberdade intelectual. O trabalho específico da AAPS inclui o seguinte:
(1) Encorajar transformações individuais e culturais através de pesquisas sobre a consciência pós-materialista combinando e integrando perspectivas advindas do olhar para o mundo (terceira pessoa), perspectivas advindas do olhar para o self (primeira pessoa) e perspectivas que são interpessoais (segunda pessoa) e transpessoais através de divulgação científica e educacional envolvendo uma comunidade mundial de aprendizagem. O objetivo é a realização de uma visão de mundo científica avançada e integradora que sustente uma relação renovada com o mundo natural. Isso inclui uma definição ampliada da lei natural para incluir os domínios da vida, consciência e significado, e reconhece os papéis especiais interconectados de raciocínio, inteligência, intuição, amor e compaixão no avanço da ciência, cultura e espírito humanos.
(2) Proporcionar uma organização profissional de apoio a cientistas, estudantes e profissionais com mentalidade de ciência, que desejam compreender e contribuir para a ciência pós-materialista em suas respectivas disciplinas e campos.
(3) Avançar rigorosa e criativamente a teoria, a pesquisa e as aplicações de ciências pós-materialistas em todos os domínios, promovendo a investigação baseada na evidência baseada na verdade. Isso inclui o desenvolvimento e o avanço da pedagogia em todos os níveis (do ensino fundamental à universitário) que cultiva a descoberta e o conhecimento incorporando uma perspectiva pós-material.
(4) Ser proativo em trazer conhecimento pós-materialista atual e futuro para organizações científicas tradicionais e de fronteira.
(5) Explorar corajosamente todos os aspectos da consciência e realidade humanas no espírito da liberdade intelectual. O trabalho específico da AAPS inclui o seguinte:
• Incentivar a participação na pesquisa e publicação de publicações. artigos sobre a mudança das visões de mundo científicas como resultado da consciência do significado da consciência como um fenômeno fundamental e universal;
• Comunicar descobertas de pesquisas em reuniões, patrocinadas e co-patrocinadas, e através de publicações eletrônicas e impressas.
A missão do AAPS é:
• Trazer essas duas visões de mundo díspares, que buscam a verdade, da ciência objetiva e da consciência subjetiva. experiências científicas e espirituais, na consciência pública, a fim de facilitar as mudanças necessárias nas crenças culturais subjacentes sobre a realidade. Para mudar o mundo, precisamos mudar a visão de mundo central que controla nossas ações.
• Avançar na compreensão da natureza da consciência, incluindo as interações entre o cérebro, a mente e os níveis mais amplos da consciência, incluindo a espiritualidade. Filósofos de diversas origens, para facilitar a integração da pesquisa dentro da ampla gama de ciências e filosofia (neurociência, psicologia, física, biologia, etc.);
• Avançar na compreensão da natureza da consciência, incluindo as interações entre o cérebro, a mente e os níveis mais amplos da consciência, incluindo a espiritualidade. Filósofos de diversas origens, para facilitar a integração da pesquisa dentro da ampla gama de ciências e filosofia (neurociência, psicologia, física, biologia, etc.);
• Incentivar a pesquisa translacional e a aplicação de novos conhecimentos nas áreas médicas complementares para desenvolver;
• Fornecer atividades de desenvolvimento profissional, informações e recursos educacionais para pesquisadores da consciência pós-materialista em todos os estágios de suas carreiras, incluindo alunos de graduação, pós-graduados e pós-doutorados, e aumentar a participação de cientistas de diversas culturas e origens étnicas. pesquisa pós-materialista. Desta forma, o AAPS criará um refúgio seguro para jovens cientistas e estudantes se tornarem conhecedores da ciência pós-materialista de última geração e levar esse conhecimento para seus respectivos departamentos em universidades e centros de pesquisa. educação sobre a natureza da descoberta científica e os resultados e implicações das pesquisas mais recentes sobre a natureza da consciência pós-materialista;
• Informar legisladores e outros formuladores de políticas sobre novos conhecimentos científicos e desenvolvimentos recentes na pesquisa da consciência pós-materialista e suas implicações para políticas públicas, benefícios sociais, Para que a AAPS atinja esses altos ideais, ela deve enfatizar seu compromisso com a integridade ao estimular (1) a abertura a teorias alternativas, (2) a aplicação de metodologia científica cuidadosa e (3) o avanço tanto profissional como comunicação pública. Ao invés de tentar ser discreto sobre esta pesquisa, em AAPS estamos escolhendo para ousadamente e honestamente compartilhar essas possibilidades reais por uma questão de científica, bem como pessoal integridade. Nosso objetivo é criar um refúgio seguro para cientistas seniores, jovens cientistas e estudantes, para explorar individual e coletivamente conceitos e descobertas que possam estar fora do mainstream do pensamento materialista aceito. É nossa convicção compartilhada que a ciência e a sociedade só podem avançar na medida em que evidências genuínas e replicadas possam falar e ser ouvidas. Para este fim, um documentário filmado na reunião dos fundadores da AAPS foi produzido por Michel Pascal e colegas (www.expandingrealitythemovie.com).
Para obter mais informações sobre o AAPS e possivelmente se tornar um membro, visite http://www.aapsglobal.com/
REFERÊNCIAS:
Kuhn T. The Structure of Scientific Revolutions. Chicago, IL: The University of Chicago Press;
Beauregard M, Schwartz G E, Miller L, et al. Manifesto for a postmaterialist science, Explore.2016;12(2):272–274.
http://opensciences.org/files/pdfs/ISPMS-Summary-Report.pdf"
ENDEREÇOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS:
http://revolucaoespirita.com.br/kardec-ciencia/
https://www.aapsglobal.com/the-creation-of-aaps/
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