Fonte da imagem: http://www.febeditora.com.br/departamentos/obras-postumas-gr/#.XGcDMaJKiUk
Assim como o livro "A Gênese" de Allan Kardec sofreu várias adulterações (cerca de 300) logo após a sua desencarnação, uma mensagem contida no livro "Obras Póstumas" também foi adulterada. Ela se refere justamente a uma comunicação dos Espíritos sobre "A Gênese", para Allan Kardec. Veja o vídeo de um trecho da palestra do pesquisador Paulo Henrique de Figueiredo na Associação Espírita Paulo de Tarso - AEPTA em 3/2/2019, abaixo:
ENDEREÇO ELETRÔNICO:
https://www.youtube.com/watch?v=XjG8nDj3IMg
Isso tudo está causando grande confusão. A obra original já foi publicada, alguém saberia dizer?
ResponderExcluirOi, Rafael !
ResponderExcluirO livro Obras Póstumas foi publicado por Leymarie em 1890, portanto 21 anos após a morte de Allan Kardec. Trata-se de uma compilação de alguns manuscritos do Codificador, até então inéditos. Acontece que essa obra fica sob suspeita ao compararmos uma passagem dela, referente ao livro A Gênese, com o manuscrito original de Kardec. Logo vemos que seu conteúdo foi adulterado por Leymarie, uma vez que a mesma coisa pode ter acontecido em outros trechos. Entretanto, os inúmeros manuscritos de Kardec recém-descobertos é que constituirão verdadeiramente as suas obras póstumas.
Você poderia, gentilmente, dizer se há alguma obra atual sobre esses manuscritos recém-descobertos? Eu iniciei a leitura de Obras Póstumas e parei por não saber o que seria de Kardec e o que seria de Leymarie.
ResponderExcluir