segunda-feira, 4 de novembro de 2019

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A ACADEMIA PARA O AVANÇO DAS CIÊNCIAS PÓS-MATERIALISTAS

Resultado de imagem para AAPS academy for advancement of postmaterialist sciences

Fábio José Lourenço Bezerra

Quando o Espiritismo surgiu, durante a sua codificação por Allan Kardec no século 19, havia um paradigma científico espiritualista que facilitou a sua propagação, uma vez que era estudada, nos colégios e faculdades, uma psicologia espiritualista, que considerava possuir o ser humano uma alma encarnada, bem como a teoria moral espiritualista resultante. Contudo, esse paradigma deixou de valer nas academias de ciência a partir do começo do século 20.

Agora, em pleno século 21, foi criada a Academia para o Avanço das Ciências Pós-Materialistas (AAPS), que  procura estudar seriamente os numerosos e diversificados fenômenos espirituais que ocorrem em todo o mundo, ignorados pelo dogmatismo materialista hoje vigente na ciência (Ver  o texto  Foi Criada a Academia para o Avanço das Ciências Pós-Materialistas, neste blog).

Extraímos, do site da AAPS (www.aapsglobal.com), um conjunto de perguntas e respostas sobre essa importante instituição:

"Qual é o objetivo principal da AAPS ?

O objetivo principal da Academia para o Avanço das Ciências Pós-Materialistas (AAPS) é inspirar cientistas de todas as áreas a expandir suas teorias, métodos e aplicações, explorando a mente e a consciência como propriedades essenciais da natureza e do cosmos. Essas propriedades da realidade incluem observações históricas e contemporâneas que não se encaixam nas teorias materialistas predominantes.

O que é Pós-Materialismo ?

O pós-materialismo, conforme conceituado pela AAPS, refere-se a um estágio evolutivo da teoria científica que vê a mente e a consciência, assim como informação e energia, como sendo fundamentais na natureza e no cosmos. Por mais de duzentos anos, o materialismo assumiu que a mente e a consciência são criadas pela matéria em si, e que a realidade consiste apenas em processos produzidos materialmente. O pós-materialismo expande a teoria científica, a pesquisa e as aplicações para incluir a consciência como um processo central.

O Pós-Materialismo é anti-científico?

Muito pelo contrário, o pós-materialismo é baseado em pesquisas, sendo essas baseadas em evidências publicadas em revistas científicas revisadas por pares. O pós-materialismo requer a aplicação rigorosa do método científico a questões que envolvem mente e consciência. Embora algumas das áreas de pesquisa acabem apoiando certas crenças antigas, o pós-materialismo é impulsionado por pesquisas cuidadosas e replicadas.

O Pós-Materialismo é anti-materialista?

Não. O pós-materialismo é para o materialismo como a teoria da relatividade é para a teoria newtoniana. Assim como a teoria da relatividade incorpora e expande a física newtoniana, o pós-materialismo incorpora e expande o materialismo. Além disso, assim como a teoria da relatividade exigia novas formas de pensar sobre a realidade física, o pós-materialismo exige novas formas de pensar sobre uma realidade maior, consistente com as evidências empíricas.

Outro exemplo diz respeito à relação da física quântica com a teoria da relatividade. Embora ambas as teorias exijam mudanças básicas na maneira como entendemos tempo, espaço, energia e matéria, a teoria quântica também exige uma mudança radical que motiva a necessidade de precisarmos expandir nossa noção de fisicalidade de uma maneira pós-materialista.

O Pós-Materialismo é anti-ceticismo?

Mais uma vez, a resposta é não. O pós-materialismo requer um pensamento crítico avançado e o reexame sistemático de suposições e crenças de longa data na ciência. O pós-materialismo promove o questionamento de mente aberta e responsável, a fim de promover a teoria e a pesquisa científica. No processo, o pós-materialismo faz a distinção entre questionamento genuíno e busca da verdade, por um lado, contra a rejeição de mente fechada e pseudo-cética de evidências e análises válidas, por outro.

Que tipo de evidência científica requer teorias Pós-Materialistas?

Exemplos centrais de descobertas que exigem a proposição de teorias pós-materialistas incluem: 1 efeitos da mente e da consciência em processos físicos fundamentais (por exemplo, efeitos da intenção, em longa distância, na modificação de padrões de interferência em experimentos quânticos de fenda dupla, 2 experiências conscientes replicadas e significativas durante períodos nos quais o cérebro parece estar morto ou funcionando minimamente (por exemplo, durante cirurgia cardíaca, quando o funcionamento do coração é interrompido) ou gravemente danificado (por exemplo, durante o coma), 3 aplicações práticas de procedimentos de visualização remota replicados, desenvolvidos em laboratório, para operações de coleta de informações, da inteligência do governo dos EUA e 4 experimentos de laboratório com médiuns de comprovação, replicados, obtendo informações precisas e objetivamente verificáveis ​​sobre pessoas falecidas (por exemplo, usando procedimentos de duplo e triplo cego) Séculos da ciência materialista, valiosa de muitas maneiras, ainda não produziram uma teoria plausível e empiricamente testável de como a matéria pode produzir consciência.

O Pós-Materialismo reflete uma mudança de paradigma na ciência?

Sim. As mudanças de paradigma na história da ciência incluem as descobertas fundamentais de que 1 a terra é redonda, 2 a terra gira em torno do sol, 3 objetos materiais são principalmente espaços vazios e 4 campos eletromagnéticos invisíveis permeiam tudo, incluindo o vácuo. Cada uma dessas descobertas foi altamente controversa durante o seu tempo e exigiu uma revisão substancial na maneira como entendemos a realidade. Cada um deles também exigiu novas tecnologias e ferramentas científicas para provar sua validade. As descobertas contemporâneas na ciência da consciência são igualmente controversas e requerem uma revisão substancial na maneira como entendemos a realidade.

O Pós-Materialismo é eminentemente controverso?

Sim, neste momento. Descobertas que desafiam nossas experiências cotidianas comuns do mundo, especialmente aquelas que questionam o que Carl Sagan chama de nossas “crenças mais queridas”, são tipicamente vistas como controversas ou tolas, e geralmente são classificadas como anômalas. A pesquisa pós-materialista suscita, de forma intrínseca e navegável, questões fundamentais e de longo alcance que desafiam suposições e crenças profundamente arraigadas. Observações e interpretações que às vezes são rotuladas como impossíveis (e até loucas) para a ciência materialista tornam-se evidências centrais em apoio a hipóteses e previsões pós-materialistas.

Por que é necessária uma academia de Pós-Materialismo?

O materialismo é a base das principais instituições de ciência e educação. Como qualquer outra mudança de paradigma científico no passado, o pensamento pós-materialista é visto pela maioria dos cientistas convencionais como um desafio ao paradigma materialista acadêmico. Por esse motivo, geralmente é desencorajado, deturpado e / ou ridicularizado nas universidades contemporâneas e nas instituições de financiamento. Como resultado, a ciência pós-materialista é freqüentemente conduzida fora das configurações convencionais. No processo, jovens cientistas e estudantes são impedidos de aprender sobre essas descobertas e contribuir para o avanço humano. É necessário um local seguro para que cientistas de todas as idades possam conhecer e buscar a teoria, a pesquisa e as aplicações pós-materialista. Além disso, essa academia, mantendo-se nos mais altos padrões científicos.

Quais são os valores primários da AAPS?

Os valores primários da AAPS são: (1) apoiar as aplicações rigorosas do método científico, (2) nutrir a curiosidade e a criatividade na pesquisa, (3) incentivar investigações exploratórias e confirmatórias de mente aberta, (4) integridade e honestidade do modelo na comunicação e educação, (5) valorizar dados experimentais e empíricos acima de preconceitos acadêmicos e dogmas filosóficos ou religiosos, (6) criar configurações seguras para compartilhar teorias, evidências e experiências, (7) promover inovação baseada em evidências e mudança social positiva, com uma abordagem científica mais abrangente no estudo da experiência humana, (8) expandir a consciência da interconectividade de todas as coisas, levando a uma maior compaixão por si mesmo, pelos outros e pelo planeta; e (9) compartilhar evidências e entendimento pós-materialista com o público.

Quem são os membros fundadores da AAPS?

Os membros fundadores formam um grupo de cientistas seniores em matemática, física, engenharia, psicologia, antropologia, neurociência e medicina. Eles participaram de uma ou mais reuniões pós-materialistas: 1 na cidade de Nova York, organizada pela Dra. Lisa Miller, da Columbia University (2009), 2 em Tucson, organizada pelos Drs. Gary Schwartz e Mario Beauregard da Universidade do Arizona e Lisa Miller da Columbia (2014) e 3 em Tucson organizados pelos Drs. Gary Schwartz da Universidade do Arizona e Dr. Marjorie Woollacott da Universidade do Oregon.

Quais são as principais categorias de membros no AAPS?

Existem seis classes de membros: bolsistas, membros efetivos, estudantes, afiliados, honorários e eméritos. Os bolsistas são cientistas com carreiras distintas (apenas por convite). Os Membros Plenos normalmente possuem PhDs, MDs, outros doutorados e, ocasionalmente, são cientistas independentes envolvidos em ciências materialistas e / ou pós-materialistas. Indivíduos que não atendem a esses requisitos, mas se preocupam com as ciências pós-materialistas, podem se tornar membros afiliados.

Quais são os principais benefícios para os membros da AAPS?

Os benefícios para membros pagantes incluem: 1 recebimento de volumes na série Advances in Postmaterialist Sciences (editada por Schwartz e Woollacott). O primeiro volume, intitulado É a consciência primária ?, está programado para aparecer no inverno de 2018, 2 cursos on-line em Avanços na ciência pós-materialista, 3 entrevistas on-line na série Perspectivas em ciências pós-materialistas , 4 acesso aberto a arquivos PDF de documentos importantes de ciências pós-materialistas, 5 Serviço de Consultoria para Bolsistas, que oferece aconselhamento a cientistas e estudantes sobre metodologia pós-materialista, 6 taxas reduzidas de inscrição por participar da reunião anual da AAPS e 7 participação em uma comunidade de cientistas afins. 

Qual o papel da AAPS na produção de mudanças positivas na sociedade, baseadas em evidências?

A teoria e a pesquisa pós-materialista têm implicações e aplicações abrangentes na sociedade. Elas incluem educação (em todos os níveis), bem como elaboração de políticas baseadas em evidências, que exigem integridade e honestidade ao abordar crenças básicas que estão em desacordo com as evidências empíricas (por exemplo, a controvérsia das mudanças climáticas). Como o AAPS lida com perguntas que geralmente são emocionalmente carregadas e polêmicas, seu objetivo inclui pesquisas que abordam como as pessoas formam crenças baseadas em emoções ou baseadas em tradição versus crenças baseadas em evidências e como a ciência pode ajudar a unir as duas.

Qual o papel da AAPS na evolução da ciência e da espiritualidade?

Algumas das áreas abordadas pelas ciências pós-materialistas incluem perguntas que são historicamente vistas como religiosas e / ou espirituais. Um exemplo excelente é o reexame contínuo da hipótese de que a morte física significa literalmente o fim da consciência e da personalidade humanas. A ciência pós-materialista desafia a crença materialista na finalidade da morte física e fornece evidências replicadas em laboratório que apoiam a sobrevivência da consciência após a morte física. As implicações dessa evidência para crenças religiosas e espirituais, bem como políticas públicas (por exemplo, no que diz respeito aos cuidados no final da vida) são amplas e importantes. A AAPS desempenhará um papel significativo na promoção da disseminação responsável das evidências e do debate sobre suas implicações."

ENDEREÇO ELETRÔNICO:

https://www.aapsglobal.com/q-and-a/