Fonte da imagem: http://sagicristal.blogspot.com.br/2010/05/ciencia-e-espiritualidade-uma-visao-de.html
Fábio
José Lourenço Bezerra
Nos
últimos anos, vários cientistas têm se mostrado favoráveis a uma
mudança de paradigma na ciência. Após realizarem estudos sérios,
dentro dos mais rigorosos padrões científicos, verificaram que
existe muito mais do que matéria e energia no Universo, tendo a
mente um papel de grande importância nele. Por exemplo, o Dr.Gary
Schwartz
e a Dra.Julie
Beischel
têm realizado pesquisas inovadoras com médiuns, obtendo resultados
bastante positivos em relação à sobrevivência da alma; o
Professor Charles
Tart,
grande autoridade mundial em parapsicologia, recentemente escreveu o
livro “O
Fim do Materialismo”,
onde nos informa que cinco tipos de fenômenos parapsicológicos já
foram exaustivamente comprovados, através de inúmeras pesquisas.
São eles: a telepatia (transmissão do pensamento, de uma mente à
outra, sem a utilização de nenhum meio físico conhecido); a
psicocinese (mover objetos com a força do pensamento), a
clarividência (conhecimento de fatos distantes, sem o auxílio de
nenhum meio conhecido); a precognição (capacidade de prever o
futuro) e a cura paranormal. Para esse autor, já está demonstrado
que há muito mais no Universo do que a crença materialista apregoa,
e que a espiritualidade deve ser encarada seriamente. Na mesma obra,
o Dr.Tart vê como bastante prováveis a vida após a morte e a
reencarnação; No
seu livro "Evidências
da Vida Após a Morte",
o médico norte-americano Dr.
Jeffrey Long
nos informa sobre sua pesquisa, inédita. Através de seu site
http://www.nderf.org coletou mais de 1.600 relatos de Experiências
de Quase-Morte e realizou uma investigação científica criteriosa a
respeito. A conclusão do autor é direta, objetiva e corajosa. Para
o Dr.Long, a vida após a morte está comprovada, após a análise
científica das 9 categorias tomadas em conjunto, sistemicamente.
Muitos outros exemplos temos dado nos textos deste blog.
O
Espiritismo já previa este processo, de derrocada do materialismo,
há mais de 150 anos. À medida em que as gerações se sucedem,
reencarnam na Terra Espíritos cada vez mais evoluídos
intelectualmente, e uma parcela deles também evoluídos moralmente.
Assim, surgem no planeta indivíduos cada vez mais comprometidos com
a Espiritualidade, interessados em comprová-la e, dessa forma, fazer
evoluir o bem na sociedade.
Vejamos
o que nos disse o mestre Allan Kardec em sua obra “A
Gênese”, no Capítulo I, intitulado “Caráter
da Revelação Espírita” :
“16.
Assim como a Ciência propriamente dita tem por objeto o estudo das
leis do princípio material, o objeto especial do Espiritismo é o
conhecimento das leis do princípio espiritual. Ora, como este último
princípio é uma das forças da Natureza, a reagir incessantemente
sobre o princípio material e reciprocamente, segue-se que o
conhecimento de um não pode estar completo sem o conhecimento do
outro. O Espiritismo e a Ciência se completam reciprocamente; a
Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar
certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a
Ciência, faltariam apoio e comprovação. O estudo das leis da
matéria tinha que preceder o da espiritualidade, porque a matéria é
que primeiro fere os sentidos. Se o Espiritismo tivesse vindo antes
das descobertas científicas, teria abortado, como tudo quanto surge
antes do tempo.”
“18.
A Ciência moderna abandonou os quatro elementos primitivos dos
antigos e, de observação em observação, chegou à concepção de
um só elemento gerador de todas as transformações da matéria;
mas, a matéria, por si só, é inerte; carecendo de vida, de
pensamento, de sentimento, precisa estar unida ao princípio
espiritual. O Espiritismo não descobriu, nem inventou este
princípio; mas, foi o primeiro a demonstrar-lhe, por provas
inconcussas, a existência; estudou-o, analisou-o e tornou-lhe
evidente a ação. Ao elemento material, juntou ele o elemento
espiritual. Elemento material e elemento espiritual, esses os dois
princípios, as duas forças vivas da Natureza. Pela união
indissolúvel deles, facilmente se explica uma multidão de fatos até
então inexplicáveis .
O
Espiritismo, tendo por objeto o estudo de um dos elementos
constitutivos do Universo, toca forçosamente na maior parte das
ciências; só podia, portanto, vir depois da elaboração delas;
nasceu pela força mesma das coisas, pela impossibilidade de tudo se
explicar com o auxílio apenas das leis da matéria.”
Já
no Capítulo XVIII da mesma obra, intitulado “São Chegados
os Tempos”, Kardec escreveu:
“14.
Tornada adulta, a Humanidade tem novas necessidades, aspirações
mais vastas e mais elevadas; compreende o vazio com que foi
embalada, a insuficiência de suas instituições para lhe dar
felicidade; já não encontra, no estado das coisas, as satisfações
legítimas a que se sente com direito. Despoja-se, em conseqüência,
das faixas infantis e se lança, impelida por irresistível força,
para as margens desconhecidas, em busca de novos horizontes menos
limitados.
É
a um desses períodos de transformação, ou, se o preferirem, de
crescimento moral , que ora chega a Humanidade. Da adolescência
chega ao estado viril. O passado já não pode bastar às suas novas
aspirações, às suas novas necessidades; ela já não pode ser
conduzida pelos mesmos métodos; não mais se deixa levar por
ilusões, nem fantasmagorias; sua razão amadurecida reclama
alimentos mais substanciosos. É demasiado efêmero o presente; ela
sente que mais amplo é o seu destino e que a vida corpórea é
excessivamente restrita para encerrá-lo inteiramente. Por isso,
mergulha o olhar no passado e no futuro, a fim de descobrir num ou
noutro o mistério da sua existência e de adquirir uma consoladora
certeza.
E
é no momento em que ela se encontra muito apertada na esfera
material, em que transbordante se encontra de vida intelectual, em
que o sentimento da espiritualidade lhe desabrocha no seio, que
homens que se dizem filósofos pretendem encher o vazio com as
doutrinas do nadismo e do materialismo! Singular aberração! Esses
mesmos homens, que intentam impelir para a frente a Humanidade, se
esforçam por circunscrevê-la no acanhado círculo da matéria,
donde ela anseia por escapar-se.
Velam-lhe
o aspecto da vida infinita e lhe dizem, apontando para o túmulo: Nec
plus ultra !”
Muito
interessante é, após ler as palavras de Kardec, acima, ler o que
escreveu o Dr.Gary Schwartz no seu site (endereço eletrônico
www.drgaryschwartz.com),
sobre a Ciência Pós-Materialismo:
“O
QUE É CIÊNCIA PÓS-MATERIALISMO
Nos
últimos séculos, a visão de mundo dominante detida por cientistas
ocidentais convencionais é conhecida como materialismo. O
materialismo é a crença - o pressuposto - de que o que é primário
no Universo é a matéria física, e, portanto, tudo o mais que tem
evoluído ao longo do tempo - incluindo a vida biológica, a mente, e
um senso de espiritualidade - são todas criações (ou subprodutos)
da matéria física.
De
acordo com a visão de mundo materialista , só a matéria existe.
Idéias humanas da mente sendo separada do cérebro, da vida após a
morte, da existência de uma espiritualidade maior, e, finalmente, a
existência de uma relação potência / inteligência / mente
universal infinita superior, são interpretados como sendo mitos ou
ilusões do pensamento pré-científico .
A
visão de mundo materialista foi útil historicamente na habilitação
científica para se separar religiões organizadas para que se
pudesse perseguir livremente o conhecimento, sem a interferência de
crenças e dogmas (associados) de religiões organizadas específicas
(sejam eles judeus, Budistas, cristãos, muçulmanos, ou de outras
religiões).
Embora
a separação oficial entre ciência e religião fosse claramente
valiosa (empiricamente e politicamente) para a evolução das
respectivas profissões, sua desconexão já não parece ser
necessária nem justificada. Na verdade, a teoria contemporânea e
evidências físicas (a física quântica , especialmente) e as
ciências comportamentais (particularmente a parapsicologia) ,
através da medicina (exemplificada pelos avanços na medicina
complementar e alternativa) para a astrofísica (nomeadamente
envolvendo a matéria escura e a energia escura), não estão apenas
coletivamente apontando para a conclusão de que a energia (que não
tem massa) cria a matéria (massa) , mas que a informação (e,
portanto, mente / consciência) organiza a criação e a evolução
da energia e da matéria.
Por
exemplo, como o Professor Charles Tart explica em seu livro seminal O
FIM DO MATERIALISMO, a pesquisa contemporânea em cinco áreas da
parapsicologia aponta claramente para uma visão de mundo que é mais
ampla e mais profunda do que o materialismo em si.
Assim
como a teoria da relatividade geral de Einstein tornou-se uma teoria
mais abrangente e completa, onde a teoria física de Newton tornou-se
um subconjunto ou caso especial da relatividade, a emergência da
Ciência pós-materialismo está inspirando a descoberta de uma
teoria mais abrangente e completa, onde o materialismo torna-se uma
caso especial da Teoria pós-materialismo.
Como
eu apresentei no capítulo Consciência, Espiritualidade, e Ciência
pós-materialista: Uma abordagem empírica e Experiencial, que eu
escrevi para o Oxford Handbook de Psicologia e espiritualidade
(Oxford University Press, 2011 , no prelo) , editado por Lisa Miller
, PhD, uma nova e excitante pesquisa científica nos leva em direção
a uma visão pós-materialista da disciplina de psicologia e ciência
em geral .
O
resumo do meu capítulo é reproduzido a seguir:
Consciência
e espiritualidade são inerentemente processos vivenciais. A
definição de espiritualidade varia de (1) opiniões pessoais a
respeito do significado da vida e que fazem parte de algo maior , a
(2) experiências de estados transcendentais e unicidade, a (3)
crenças sobre a existência do espírito, vida após a morte,
reencarnação, anjos e guias, e algum tipo de inteligência
onipresente e infinitamente poderosa. A psicologia acadêmica
tem tipicamente adotado uma visão materialista para a consciência e
a espiritualidade - ambas são interpretadas como processos
neurobiológicos moldados pela genética, desenvolvimento e fatores
culturais. No entanto, como revisto neste capítulo, a pesquisa da
consciência contemporânea fornece novos dados de prova de conceito
que sugere que (1) a mente está separada do cérebro, (2) o espírito
e a alma são comparáveis a energia e informação que persistem em
vácuo do espaço, (3) as pessoas podem receber informação
intuitiva que é precisa e útil em suas vidas individuais e
coletivas, e (4) saúde física e psicológica podem ser promovidas
por processos espirituais amorosos ativos. A evidência aponta para o
surgimento de um paradigma pós-materialistas na psicologia e na
ciência em geral .
Uma
versão de fácil leitura dessa visão emergente é fornecida no
livro A Grande Aliança.
Uma
conferência histórica sobre Ciência pós-materialismo e Educação
foi realizada em 19-20 de novembro de 2010, na Universidade de
Columbia, Teachers College . Convocada pela Dra.Lisa Miller, uma
professora associada na Universidade de Columbia , a conferência
reuniu cientistas seniores , profissionais de saúde e educadores,
cujo trabalho de vida claramente apontou um quadro pós-
materialista e um novo paradigma para a ciência e a sociedade.
Será
esta uma expressão da esperada "mudança de paradigma" que
se antecipou a 2012? Será que os maias previram o "fim" do
mundo tal como o conhecíamos - não no sentido físico , mas em um
sentido conceitual? É este um momento especial na evolução humana,
cheio de grande oportunidade e esperança?
Para
deixar registrado , foi apenas quando eu estava me preparando para a
conferência da Dra. Miller na Ciência pós-materialista que eu
percebi que a ciência contemporânea - incluindo a pesquisa em meu
próprio laboratório - foi me levando a questionar seriamente minhas
suposições centrais e mudar o meu pensamento do materialismo para o
pós-materialismo.
Esperemos
que fique claro que, assim como a física de Einstein não rejeitou
as observações e o grande valor da física newtoniana, a Ciência
pós-materialismo não rejeita as observações e o grande valor da
ciência Materialista. O que esses avanços fazem é expandir a
capacidade humana de compreender melhor a natureza extraordinária e
maravilhosa da natureza e do Universo, e no processo de redescobrir a
importância da mente (incluindo o pensamento, a emoção e a
intenção) como sendo parte da estrutura central do Universo .
Não
se pode deixar de apreciar a matéria ainda mais quando vista da
perspectiva da mente. Se a nova ciência está correta , em um
sentido profundo, a matéria é mente (risos).”
BIBLIOGRAFIA
CONSULTADA:
1
KARDEC, Allan. A Gênese: os milagres e as predições segundo
o Espiritismo. Rio de Janeiro: FEB, Versão digital por: ERY LOPES ©
2007;
2
TART, Charles T. O fim do materialismo. Cultrix [2012];
3
LONG, Jeffrey. Evidências da vida após a morte. Larousse
[2011].
ENDEREÇO
ELETRÔNICO CONSULTADO:
http://www.drgaryschwartz.com/POST-MATERIALISM.html
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