quarta-feira, 3 de outubro de 2012

QUEM FOI ALLAN KARDEC?


Allan Kardec

Fábio José Lourenço Bezerra

Hoje, 03 de Outubro de 2012, data do 208º aniversário de nascimento de Allan Kardec, prestamos uma homenagem a esse grande mestre, com um texto contendo resumidamente sua biografia antes da codificação do Espiritismo. Ele pesquisou rigorosamente a manifestação dos Espíritos e reuniu inúmeras mensagens deles, organizando-as, classificando-as e publicando-as juntamente com suas conclusões sobre as mesmas, sob a supervisão e orientação dos Espíritos Superiores. Nascia, assim, a Doutrina Espírita, com a publicação de “O Livro dos Espíritos”. Em seguida, vieram várias outras obras (para mais detalhes, ver o textoO Início do Espiritismo Parte 2 – A Codificação, neste blog).
Extraímos as informações seguintes, sobre o professor Rivail, do excelente livro “Espiritismo passo a passo com Kardec”, do autor Christiano Torchi:

            “O conhecimento da biografia dos grandes homens auxilia muito o entendimento e a interpretação de suas obras e de suas mensagens. Não poderia ser diferente com Kardec (Obras Póstumas, “Biografia de Allan Kardec”).
            Hippolyte Léon Denizard Rivail, nome civil de Allan Kardec, reencarnou em Lyon, França, aos 3 de outubro de 1804, como filho de Jean-Baptiste Antoine Rivail (juiz de Direito) e de Jeanne Louise Duhamel, ambos católicos.
            Aproximadamente aos dez anos, foi encaminhado a Yverdun, cidade da Suíça, a fim de completar seus estudos na então escola-modelo da Europa, que funcionava em regime de internato, dirigida pelo célebre pedagogo Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827).
            Aos dezoito anos, retornou à França, fixando-se em Paris, centro da cultura mundial, onde predominava a corrente filosófica do Positivismo defendida por Auguste Comte. Rivail dedicou-se à instrução e à educação durante aproximadamente trinta anos, tendo sido, inclusive, diretor de escola e professor. Escreveu vários livros didáticos sobre diversos assuntos, entre os quais Aritmética, Gramática francesa, Química, Física, Astronomia e Anatomia Comparada.
            Influenciado pelas idéias de Pestalozzi, também escreveu livros sobre a reforma do ensino. Mais tarde, foi compelido a deixar o magistério em virtude do regime educacional implantado na época do imperador Napoleão I, que restringia a liberdade de ensino. Em 1852, teve problemas de vista e quase ficou cego.
            Estudou, durante 35 anos, o magnetismo (ver glossário ao final desta obra), adquirindo sólidos conhecimentos a respeito. Exerceu ainda a função de contabilista e tradutor de obras estrangeiras. No vol. I, cap.30, sob o título “Vasta erudição polimática”, da obra Allan Kardec, de Zêus Wantuil e Francisco Thiesen esclarecem que o Codificador era ‘poliglota, conhecia bem o alemão, sua língua adotiva, o inglês, o holandês, assim como eram sólidos seus conhecimentos de latim e do grego, do gaulês e de algumas línguas novilatinas, nas quais se exprimia corretamente’.
            Zêus Wantuil e Francisco Thiesen, na obra Allan Kardec, esclarecem que, aos 24 anos, sua preocupação científica e seu caráter eminentemente positivo o fariam escrever numa obra sobre Educação Pública: “Aquele que houver estudado as ciências rirá, então, da credulidade supersticiosa dos ignorantes. Não mais crerá em espectros e fantasmas. Não mais aceitará fogos-fátuos por Espíritos.”
            Foi, portanto, como racionalista estudioso, avesso ao misticismo, que ele se pôs a examinar os fatos relacionados com as “mesas girantes e falantes”, fenômeno que eclodiria, mais tarde, na Europa, chamando a atenção do mundo inteiro (Obras Póstumas, segunda parte, “A minha primeira iniciação no Espiritismo”).
            A esse respeito, analisemos o pensamento transparente do próprio Kardec:

“Tendo adquirido, no estudo das ciências exatas, o hábito das coisas positivas, sondei, perscrutei esta nova ciência (o Espiritismo) nos seus mais íntimos refolhos; busquei explicar-me de tudo, porque não costumo aceitar idéia alguma, sem lhe conhecer o como e o porquê (O que é o Espiritismo, cap.I, “Oposição da Ciência”).”
           
Aos 28 anos, casou-se com Amélie-Gabrielle Boudet, também professora e escritora, nove anos mais velha que ele. Não tiveram filhos, o que permitiu ao casal dedicação intensa à nobre missão de educar.
            Aos cinqüenta anos, o professor Rivail tomou conhecimento, pela primeira vez, da existência das mesas girantes e falantes, por meio do Sr.Fortier (outro estudioso do magnetismo).”
               
                A partir daqui, remetemos o leitor ao nosso texto anterior, que já citamos acima, O Início Do Espiritismo Parte 2 – A Codificação, neste blog.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

1 KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos: princípios da doutrina espírita. 76. ed. Rio de Janeiro: FEB, [1995].

2 TORCHI, Christiano. Espiritismo passo a passo com Kardec. 3 ed.Rio de Janeiro: FEB, [2011].

Nenhum comentário:

Postar um comentário