domingo, 20 de janeiro de 2013

ESPIRITISMO: ESTÍMULO À PRÁTICA DO BEM, À BUSCA DO CONHECIMENTO E AO PENSAMENTO CRÍTICO


Fonte da imagem: http://www.andreariovaldo.com.br/artigo/42/o-espiritismo-e-a-ideia-de-que-so-jesus-salva.html

Fábio José Lourenço Bezerra

No livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec, no Capítulo VI, nº 5, temos: “Espíritas! Amai-vos, eis o Primeiro Ensinamento;  Instruí-vos, eis o Segundo”.

Na pergunta Nº 801 de “O Livro dos Espíritos”, temos: “Por que os Espíritos não ensinaram em todos os tempos o que ensinam hoje?” 
Resposta: “Não ensinais às crianças o que ensinais aos adultos, e não dais para um recém-nascido um alimento que ele não possa digerir; cada coisa em seu tempo. Eles ensinaram muitas coisas que os homens não compreenderam ou desnaturaram, mas que podem compreender atualmente. Por seus ensinamentos, mesmo incompletos, prepararam o terreno para receber a semente que vai frutificar hoje.” 
Em outra obra sua, “A Gênese”no Capítulo I, temos: “Os Espíritos não ensinam senão justamente o que é necessário para guiar o homem no caminho da verdade, mas abstêm-se de revelar o que o homem pode descobrir por si mesmo, deixando-lhe o cuidado de discutir, verificar e submeter tudo ao cadinho da razão, deixando mesmo, muitas vezes, que adquira experiência à sua custa. Fornecem-lhe o princípio, os materiais; cabe-lhe a ele aproveitá-los e pô-los em obra”.
Na mesma obra e Capítulo, temos: "A Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação"
Também na mesma obra e Capítulo, consta: "O Espiritismo, avançando com o progresso, jamais será ultrapassado, porque, se novas Descobertas lhe demonstrarem que está em erro acerca de um ponto, ele se modificará nesse ponto; se uma verdade nova se revelar, ela a aceitará."
O Espiritismo nos ensina que o caminho da verdadeira felicidade é o do combate às nossas más inclinações, ou seja, o egoísmo, o orgulho, a vaidade e o apego às coisas materiais. O caminho da aquisição do bem em nossos corações. Dessa forma, nos sentiremos cada vez mais leves e isentos das tribulações que estas más tendências podem nos causar. Significa que, durante o percurso, já teremos uma felicidade relativa, mesmo neste mundo (Ver o texto Por Que Devemos Fazer o Bem?, neste blog). A consciência tranqüila e o prazer em fazer o bem ao semelhante, ao atingirmos o total desenvolvimento moral, serão para nós a verdadeira sensação de estarmos no paraíso. Afinal, este nada mais é do que um estado pleno de consciência.
O desenvolvimento da inteligência e a aquisição do conhecimento, além de nos ajudarem muito em nossa vida presente, auxiliam bastante o processo acima citado, pois, ao longo de várias encarnações, nos dá condições de compreender cada vez melhor as leis estabelecidas por Deus para regular o Universo, e, assim, agir em conformidade com elas. Dá-nos condições de fazer o bem de forma cada vez mais consciente e eficiente.
Ao fim da jornada, quando atingimos o pleno desenvolvimento intelecto-moral (estado de Puro Espírito), entramos em sintonia direta com Deus e compreendemos perfeitamente seus desígnios, tornando-nos os executores diretos de Sua vontade, o que é feito com imensurável prazer. Esta vontade traduz-se, por exemplo, na construção e no governo de mundos e de inúmeras formas de vida material, ou seja, todas as ações necessárias ao desenvolvimento dos irmãos menos adiantados, pois Deus jamais deixou de criar novos Espíritos.
O Espiritismo é progressista, ou seja, admite mudanças, quando estas se tornarem necessárias, em vista de novos conhecimentos trazidos pela ciência. Os Espíritos ainda não nos disseram tudo, pois eles só nos repassam aquilo que é útil ao nosso progresso, sempre conforme o estágio evolutivo em que nos encontramos. Novos conhecimentos nos são revelados por eles à medida que desenvolvemos nossa inteligência e senso moral. Consequentemente, ele não é dogmático, pois não possui verdades que considera absolutas, pois seu norte é a lógica, o pensamento crítico. Seus princípios foram estabelecidos através de metódicos e rigorosos estudos acerca de fenômenos que não podem ser explicados pela ciência “oficial”, adotando o conceito de fé raciocinada (Ver os textos Por Que Ser Espírita?, O Início do Espiritismo Parte 2 – A Codificação, Os Princípios Básicos do Espiritismo, Ilustres Cientistas Confirmaram:A Alma Sobrevive à Morte, Fortes Evidências da Reencarnação” e “Os Mortos Voltam Para Contar?, neste Blog”) . Como Allan Kardec disse: “Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade”.
Contudo, até o presente momento, nenhum dos postulados Espíritas foi contraditado pela ciência. Aliás, estudos de cientistas independentes, e até de Universidades, embora timidamente e com pouca divulgação, os vem confirmando (Ver os textos citados acima e Terapia Mediúnica Mostra-se Eficaz Em Pesquisa na USP, O Passe Espírita é Estudado pela Universidade, Cientistas Estudaram o Cérebro de Médiuns Durante a Psicografia –Com Resultados Surpreendentes, Os Animais Possuem Alma?, Os Espíritos Comunicam-se Por Aparelhos Eletrônicos?, APluralidade dos Mundos Habitados 5 – Qual a Origem da Vida? e As Experiências de Quase-Morte, neste blog). As evidências apresentadas, por inúmeros pesquisadores não espíritas, dá imenso peso ao Espiritismo, demonstrado que fica o seu caráter universal.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

1 KARDEC, ALLAN. O Livro dos Espíritos. Rio de Janeiro : Editora FEB,1995.;

2_______________ . O Evangelho segundo o Espiritismo. São Paulo : Editora Petit, 1997.;
3________________.A Gênese: Os milagres e as predições segundo o Espiritismo. Rio de Janeiro: Editora FEB, 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário