sexta-feira, 15 de agosto de 2014

RECENTE ESTUDO COM MÉDIUNS, ATRAVÉS DE ELETROENCEFALOGRAMA, EVIDENCIA A COMUNICAÇÃO DOS ESPÍRITOS



Fonte da imagem: http://anjodeluz.org/?paged=31

Fábio José Lourenço Bezerra

                No nosso texto anterior A Reencarnação e a Psicografia Foram Evidenciadas em Mapeamento Cerebral por Tomografia, tratamos de um estudo feito pelos cientistas Julio Peres, Alexander Moreira-Almeida, Leonardo Caixeta, Frederico Leão e Andrew Newberg, utilizando exames de neuroimagem, (no caso, a tomografia por emissão de pósitrons),  com médiuns enquanto  psicografavam. Transcrevemos abaixo as conclusões do estudo:

Surpreendentemente, durante a psicografia os cérebros ativaram menos as áreas relacionadas ao planejamento e à criatividade, embora tenham sido produzidos textos mais complexos do que aqueles escritos sem “interferência espiritual”. Para os cientistas, isso seria compatível com a hipótese que os médiuns defendem: a autoria das psicografias não seria deles, mas dos espíritos comunicantes (grifo nosso). Os médiuns mais experientes tiveram menor atividade cerebral durante a psicografia, quando comparada à escrita dos outros textos. Isso ocorreu apesar de a estrutura narrativa ser mais complexa nas psicografias que nos outros textos, no que diz respeito a questões gramaticais, como o uso de sujeito, verbo, predicado, capacidade de produzir texto legível, compreensível etc.”

            Os cientistas Arnaud Delorme, Julie Beischel, Dean Radin, Paul J. Mills, Leena Michel e Mark Boccuzzi também participaram de um estudo com médiuns. Dessa vez, utilizaram o Eletroencefalograma (EEG- aparelho que mede as ondas cerebrais) enquanto os médiuns recebiam comunicações dos Espíritos. Os resultados deste estudo também foram bastante interessantes. Ele foi publicado no site do jornal Frontiers em 20/11/2013, e o artigo completo, em inglês, pode ser acessado neste endereço eletrônico: http://journal.frontiersin.org/Journal/10.3389/fpsyg.2013.00834/full

            Abaixo, transcrevemos parte do artigo, traduzido para o português. Esclarecemos, de início, que o chamado método duplo-cego tem como base a condição de que, durante o experimento, o médium e a pessoa que conhece o falecido não se conhecem, nem entram em contato um com o outro de nenhuma forma. Para receber a comunicação do falecido, apenas o primeiro nome deste é fornecido ao médium. O termo “p <” significa “probabilidade menor que”.  Vejamos:

Introdução

Os indivíduos que relatam ter comunicação com pessoas falecidas são tradicionalmente chamados de médiuns. Durante uma leitura mediúnica típica, um médium transmite mensagens de pessoas falecidas para os que vivem (ou seja, assistentes). Existem dois tipos de mediunidade: intelectual e física. Na mediunidade intelectual, a comunicação com pessoas falecidas é vivida "através da visão ou audição interior, ou através dos espíritos assumindo e controlando seus corpos ou partes dos mesmos, especialmente... as partes necessárias para a fala e a escrita" (Gauld, 1982, p. 4). Durante a mediunidade física, a experiência de comunicação "prossegue através de eventos físicos paranormais nas imediações do médium" (Gauld, 1982, 4 p.), Que incluiu relatos de vozes independentes, sons de batidas em paredes ou mesas, e movimento de objetos (Fontana, 2005).

A prática da mediunidade vem desde os tempos primitivos, onde os xamãs nas primeiras comunidades forneciam orientações para a tribo através da comunicação supostamente com o mundo espiritual. A mediunidade não é geralmente bem  considerada pelas religiões judaico-cristãs e islâmicas tradicionais, embora seja referida como um verdadeiro fenômeno em textos sagrados (por exemplo, Samuel 28: 1-25, no Antigo Testamento). As sociedades modernas têm visto um aumento recente e intenso no aparecimento de médiuns na cultura popular e um aumento semelhante na prática de médiuns oferecendo seus serviços.

O estudo científico da mediunidade começou no século XIX. Livros como O Livro dos Médiuns publicado por Kardec (1861/2009) popularizou uma abordagem racional para estudar esses fenômenos. Membros das sociedades britânica e americana de Pesquisas Psíquicas, que estudaram a mediunidade no auge do espiritismo no final de 1800, incluído o psicólogo William James, o físico Oliver Lodge, e o fisiologista e ganhador do Nobel Charles Richet. William James observou que o estudo da mediunidade "clama por investigação séria" (citado em Moreira-Almeida, 2012, p. 194) porque, apesar de muitos médiuns terem sido considerados fraudulentos, alguns que foram estudados sob condições estritamente controladas parecia ter genuíno acesso à informação por meios não-comuns.

A investigação científica sobre a mediunidade também tem assistido a uma pequena ressurreição na última década. Uma pesquisa mais recente examinou a veracidade das declarações fornecidas pelos médiuns em condições de duplo e triplo-cegos (por exemplo, Roy e Robertson, 2004; O'Keefe e Wiseman, 2005; Beischel e Schwartz, 2007; Jensen e Cardeña, 2009; Kelly e Arcangel, 2011), bem como a fenomenologia "médiuns (por exemplo, rock and Beischel, 2008;.. Rocha et al, 2009), a psicologia (por exemplo, Roxburgh e Roe, 2011), neurobiologia (eg, Hageman et al, 2010) e do potencial terapêutico das leituras mediúnicas para os enlutados (Beischel et al., no prelo). Pesquisas recentes também confirmaram descobertas anteriores de que a mediunidade não está associada a experiências convencionais dissociativas, patologia, disfunção, psicose, ou imaginação exaltada (Roxburgh e Roe, 2011). De fato, uma grande porcentagem dos médiuns encontrados são indivíduos sadios e socialmente aceitos dentro de suas comunidades (Krippner, 2007; Moreira-Almeida et al, 2007.).

A maioria das pesquisas anteriores sobre este fenómeno tem-se centrado sobre se os médiuns podem realmente comunicar informações precisas em condições cegas, e se suas personalidades desviam-se significativamente a partir de normas da população. Mas pouco se sabe sobre seus processos fisiológicos e eletrocorticais. Os cientistas há muito vêm utilizando a eletroencefalografia para estudar médiuns em estados de transe (profundamente dissociado) (Prince, 1968; Mesulan, 1981; Hughes e Melville, 1990; Oohashi et al, 2002;.. Hageman et al, 2010), mas para nosso conhecimento médiuns  de efeitos intelectuais que não experimentam estados de transe não foram estudados usando essas técnicas. O presente estudo investigou a atividade electrocortical em seis médiuns do tipo intelectual profissionais para explorar duas questões de pesquisa: primeiro, as correlações entre a veracidade das declarações dos médiuns e da sua atividade elétrica do cérebro foram examinados; e em segundo lugar, as diferenças na atividade cerebral dos médiuns foram estudadas quando intencionalmente foram provocados quatro estados subjetivos: percepção, recordação, raciocínio e comunicação (como descrito abaixo).”

“Durante as práticas meditativas avançadas, percepções incomuns podem surgir, incluindo a sensação de receber informações sobre pessoas desconhecidas que estão falecidas. Tal como acontece com a meditação, este estado mental de comunicação com o falecido envolve vibração mental calmante e tornando-se receptivo aos sentimentos e sensações sutis. Dados de eletrofisiologia psicométricas do cérebro foram coletados de seis pessoas que tinham relatado anteriormente informações precisas sobre pessoas falecidas sob condições de duplo-cego. Cada participante do experimento realizou duas tarefas com os olhos fechados. Na primeira tarefa, foi fornecido ao participante apenas o primeiro nome de uma pessoa falecida e foram feitas 25 perguntas a ele. Depois de cada pergunta, o participante foi convidado a captar silenciosamente informações relevantes para a questão por 20 s e, em seguida, responder verbalmente. As respostas foram transcritas e, em seguida, a exatidão delas foi avaliada por pessoas que conheciam as pessoas falecidas. Dos quatro médiuns cuja precisão pôde ser avaliada, três tiveram resultados significativamente superiores (p < 0,03). A correlação entre a precisão e a atividade cerebral durante os 20s de comunicação mediúnica em silêncio foi significativa na teta frontal para um participante (p < 0,01). Na segunda tarefa, os participantes foram convidados a experimentar quatro estados mentais durante 1 minuto cada: (1) a pensar em uma pessoa viva conhecida, (2) a ouvir uma biografia, (3) a pensar em uma pessoa imaginária, e (4) interagir mentalmente com uma pessoa falecida conhecida. Cada estado mental foi repetido três vezes. Diferenças estatisticamente significativas para p < 0,01 após correção para comparações múltiplas em atividade electrocortical entre as quatro condições foram obtidos em todos os seis participantes, principalmente na banda gama (que pode ser devido à atividade muscular). Estas diferenças sugerem que a impressão de se comunicar com o falecido pode ser um estado mental diferente distinto do pensamento comum ou imaginação.”

“Tal como para os dados de imagem do cérebro, os nossos resultados para o médium 1 também são consistentes com a literatura anterior. Atividade em áreas frontais demonstradas com fMRI tem sido associada com estados espirituais de transe (Jevning et al, 1996;. Beauregard e Paquette, 2006). A diminuição do ritmo teta frontal mediano pode indicar a diminuição do envolvimento de trabalho dos circuitos neurais de memória (Onton et al., 2005), que por sua vez pode ser consistente com um meio de acesso a um estado mental receptivo. Nós, portanto, argumentamos que esses resultados poderiam refletir genuína transferência anômala de informações e justificaria tentativas de replicação com este médium.”

Conclusão

Para concluir, acreditamos que os resultados para o médium 1, correlacionando sua precisão nas respostas com a atividade electrocortical, qualifica-se como um achado robusto. Os resultados referentes a diferenças nas bandas de ondas gama entre os diferentes estados mentais permanece intrigante como a diferença gama observamos parece surgir, pelo menos em parte, a partir dos olhos ou atividade muscular. A caracterização da natureza exata desta diferença na banda de frequência gama, e avaliar se qualquer dessa atividade se origina a partir do cérebro, pedem pesquisas adicionais. Tomados em conjunto, os resultados do estudo sugerem que a experiência de se comunicar com o falecido pode ser um estado mental diferente que não é coerente com a atividade cerebral durante o pensamento comum ou a imaginação.”

“Os cientistas Arnaud Delorme, Julie Beischel, Dean Radin, e Paul J. Mills projetaram o estudo. Julie Beischel recrutou e treinou os médiuns participantes. Mark Boccuzzi recrutou e treinou os participantes sitter. Julie Beischel, Leena Michel, Dean Radin, e Arnaud Delorme recolheram os dados de EEG e psicométricos. Julie Beischel, Mark Boccuzzi, e Arnaud Delorme analisaram os dados psicométricos. Julie Beischel e Arnaud Delorme analisaram os dados de precisão. Arnaud Delorme analisaram ​​os dados de EEG. Arnaud Delorme e Julie Beischel escreveram o manuscrito. Dean Radin e Paul J. Mills editaram o manuscrito.”

            Como podemos verificar, através do uso da tecnologia nos estudos com médiuns, a comunicação com os Espíritos está sendo, cada vez mais, comprovada. Neste estudo, pôde-se evidenciar que, durante a comunicação, o médium não está usando sua imaginação e nem o seu raciocínio para simular, consciente ou inconscientemente, a mensagem do falecido. Apenas torna-se receptivo ao pensamento deste.

ENDEREÇO ELETRÔNICO CONSULTADO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário