terça-feira, 3 de março de 2015

EQUIPE DE ASTRÔNOMOS DESCOBRE GRANDE ORDEM NO UNIVERSO


A impressão deste artista mostra esquematicamente os alinhamentos misteriosos entre os eixos de rotação de quasares, e as estruturas de larga escala em que eles habitam (ESO / M. Kornmesser)
Fonte da imagem: https://www.epochtimes.com.br/alinhamento-galaxias-grande-ordem-universo/#.VPXmnXzF91o

Fábio José Lourenço Bezerra


À medida em que o ser humano investiga cada vez mais profundamente o universo, mais é forçado a constatar que, por trás dele, existe uma grande inteligência, que o criou e eleborou as suas magnânimas leis. A essa inteligência suprema damos o nome de DEUS.

Na resposta à pergunta Nº 604 de “O Livro dos Espíritos”, temos:

“Tudo na Natureza se encadeia por elos que ainda não podeis apreender. Assim, as coisas aparentemente mais díspares têm pontos de contacto que o homem, no seu estado atual, nunca chegará a compreender. Por um esforço da inteligência poderá entrevê-los; mas, somente quando essa inteligência estiver no máximo grau de desenvolvimento e liberta dos preconceitos do orgulho e da ignorância, logrará ver claro na obra de Deus. Até lá, suas muito restritas idéias lhe farão observar as coisas por um mesquinho e acanhado prisma. Sabei não ser possível que Deus se contradiga e que, na Natureza, tudo se harmoniza mediante leis gerais, que por nenhum de seus pontos deixam de corresponder à sublime sabedoria do Criador.”

E na parte que extraímos da resposta à pergunta Nº 607 da mesma obra, os Espíritos Superiores também disseram:
“[...]Se alguma coisa há que lhe seja humilhante (referindo-se ao homem), é a sua inferioridade perante Deus e sua impotência para lhe sondar a profundeza dos desígnios e para apreciar a sabedoria das leis que regem a harmonia do Universo. Reconhecei a grandeza de Deus nessa admirável harmonia, mediante a qual tudo é solidário na Natureza.”

            Uma equipe de astrônomos descobriu que há uma grande ordem no universo. Sobre essa descoberta, extraímos o artigo abaixo, publicado no site da revista eletrônica Epoch Times (www.epochtimes.com.br). Vejamos o artigo:


ARTIGO - Publicado em 17/02/2015 às 9:32 - Atualizado em 17/02/2015 às 9:32
Alinhamento ‘assustador’ das galáxias mostra grande ordem no universo

Quando os astrônomos olham para o universo em grande escala, quando dão um passo para trás para visualizar o arranjo de galáxias em uma escala de bilhões de anos-luz, eles vêm que as galáxias são alinhadas em forma de teia.
As galáxias aglomeram-se ao redor de gigantescos vazios.
Novas observações com o Telescópio Muito Grande (sigla em inglês, VLT) do Observatório Europeu do Sul (sigla em inglês, ESO), no Chile, revelaram que os eixos de rotação dos buracos negros supermassivos do centro das galáxias alinham-se uns com os outros através de bilhões de anos-luz. Eles orientam-se ao longo dos filamentos dessa teia cósmica.
Uma equipe liderada por Damien Hutsemékers da Universidade de Liège, na Bélgica, estudou 19 quasares significantemente polarizados. Quasares são galáxias com buracos negros supermassivos muito ativos nos seus centros, explica o site do ESO. Eles brilham muito, e os pesquisadores olharam para a polarização de luz em torno dos quasares.
Leia também:

O estudo da equipe, publicado em 19 de novembro na revista Astronomy & Astrophysics, afirma: “Nós descobrimos que os vetores de polarização quasares são paralelos, ou perpendiculares, às direções das estruturas em larga escala a que pertencem (a teia). Testes estatísticos indicam que a probabilidade desse efeito ser atribuído a vectores de polarização orientados aleatoriamente é na ordem de 1%.”
Para resumir, é muito improvavel que este alinhamento seja aleatório, assim corroborando a ideia de uma grande ordem para a estrutura do universo.
Hutsemékers disse, de acordo com um comunicado de imprensa do ESO: “A primeira coisa estranha que notei foi que alguns dos eixos de rotação dos quasares estavam alinhados uns com os outros — apesar do fato de que esses quasares são separados por bilhões de anos-luz.”
A equipe verificou que não só os eixos de rotação se alinhavam uns com os outros, eles também se alinhavam com a estrutura de teia do universo numa grande escala. “Os alinhamentos nos novos dados, em escalas ainda maiores do que as previsões atuais de simulações, podem ser um indício de que há um ingrediente que falta em nossos modelos atuais do cosmos”, disse Dominique Sluse do Argelander-Institut für Astronomie em Bonn, Alemanha, de acordo com o comunicado do ESO. Além das observações sugerirem que falta um ingrediente, elas também fornecem alguma confirmação das previsões feitas por modelos numéricos da evolução do universo.
A publicação do ESO descreve o alinhamento como “assustador”. Uma vez que estamos falando de observações através de bilhões de anos-luz, o que os astrônomos observaram é, na realidade, a situação de muitos anos atrás, quando o universo tinha cerca de um terço de sua idade atual.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

KARDEC, Allan. O livro dos Espíritos. FEB. Versão digital por: L. NEILMORIS © 2007

ENDEREÇO ELETRÔNICO CONSULTADO:
https://www.epochtimes.com.br/alinhamento-galaxias-grande-ordem-universo/#.VPXmnXzF91o

Nenhum comentário:

Postar um comentário