sábado, 23 de fevereiro de 2013

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: A CANTORA PAULA FERNANDES SE DECLARA ESPÍRITA E GERA REVOLTA EM GRUPO DE ADEPTOS DE UMA DOUTRINA RELIGIOSA


Fonte da imagem: http://xpock.com.br/paula-fernandes-a-musa-do-sertanejo/


Fábio José Lourenço Bezerra

            Transcrevemos, abaixo, lamentável notícia postada no site do BOL:

“Grupo de Testemunhas de Jeová condena Paula Fernandes por declaração sobre espiritismo

19/02/2013 - 11h37 | do BOL
Do BOL, em São Paulo

 A cantora Paula Fernandes causou revolta em um grupo de pessoas da religião Testemunhas de Jeová após dizer, em entrevista ao apresentador João Doria Jr., que segue o espiritismo, acredita em reencarnação e que suas composições têm relação direta com o plano espiritual. “A doutrina espírita justifica muitas coisas que eu sinto, meu dom. Deus é um só! Mas eu não componho sozinha. E acho que não estamos aqui sozinhos. No momento em que leio [o que escrevo], vêm palavras que eu não conheço. Então, de onde vem isso?”, comentou Paula. Por conta da declaração, um grupo que se diz Testemunha de Jeová começou a espalhar um “alerta” a respeito da cantora no Facebook, condenando o espiritismo. A mensagem contra Paula já teve milhares compartilhamentos e muitas pessoas reagiram negativamente ao saber que a cantora é espírita.
             Para assistir a um vídeo com o trecho da entrevista acima mencionada, acessem a reportagem no site do BOL, no link abaixo:
“Veja alguns comentários feitos após a divulgação da entrevista: "


            Não há dúvidas de que muitos líderes religiosos (não todos, que fique claro), vociferam contra o Espiritismo, insuflando seus fiéis (vários deles de pouca instrução e/ou sem cultura de pesquisa e questionamento) contra o mesmo. Chegam a acusá-lo, até mesmo, de instrumento do diabo para enganá-los e atraí-los para o inferno. Ocorre que esses líderes estão movidos seja pela má-fé, seja pelo fanatismo, ignorância ou insegurança em relação à sua própria religião, desvirtuando o que ensina o Espiritismo com medo de perder fiéis.
            Muitos fiéis, por outro lado, não se dão ao trabalho de pesquisar a fundo sobre o que criticam, acomodando-se ao que seu líder religioso diz. Não procuram pesquisar, inclusive, sobre sua própria religião, seus fundamentos, adotando uma fé cega.
            Além do mais, todos somos dotados, por Deus, de livre-arbítrio e, portanto, somos livres para escolhermos o caminho que quisermos, uma vez estando conscientes das consequências advindas dessa escolha.
            A própria lei do nosso país reconhece e resguarda nossa liberdade de escolha religiosa. Vejamos o que diz a Constituição Federal, no seu Artigo 5º, inciso VI:
“é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias”
            O Espiritismo ensina o livre pensamento, guiando-se pelo estudo e pela razão. Aconselha a todo espírita a questionar o que ele mesmo ensina. Tanto é assim, que o codificador do Espiritismo, Allan Kardec, disse: “Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face-a-face, em todas as épocas da humanidade”. Também disse: "O Espiritismo, avançando com o progresso, jamais será ultrapassado, porque, se novas Descobertas lhe demonstrarem que está em erro acerca de um ponto, ele se modificará nesse ponto; se uma verdade nova se revelar, ela a aceitará." No entanto, até o momento, nenhum de seus postulados foi contraditado pela ciência (Ver o texto Espiritismo: Estímulo à Prática do Bem, à Busca do Conhecimento e ao Pensamento Crítico, neste blog).
            Ademais, se estudarmos a Bíblia em suas origens, sem as deturpações de que foi vítima ao longo dos séculos, veremos, em vários de seus textos, fenômenos mediúnicos, e, inclusive, defendida a prática da mediunidade de forma responsável por Moisés e Paulo de Tarso. Os profetas bíblicos, na realidade, eram médiuns. Muitas autoridades religiosas não espíritas, bastante conhecedoras da Biblia, também reconheceram isso (Ver os textos A Biblia Condena o Espiritismo? e A Bíblia Condena o Espiritismo? Parte 2 – A Bíblia Sob a Ótica Espírita, Quem é Jesus?, Igreja Católica Reconhece Comunicação Com os Espíritos e Ilustre Teólogo Protestante Confirmou: Os Fenômemos Espíritas Existem, neste blog).
             
            No momento em que fiéis de um segmento religioso, ao saber que uma cantora adota uma religião diversa da deles, cujas músicas gostam, deixam de escutá-las, as deletam ou quebram o CD, músicas que não falam sobre a religião adotada por ela, há uma lamentável demonstração de intolerância religiosa. Cada um escuta o que quer, mas o motivo, neste caso, é que deixa evidente uma hostilidade inútil quando, na verdade, todos nós, das diversas religiões, precisamos nos unir no que temos em comum: o ensinamento "amar ao próximo como a si mesmo". Uma convivência pacífica e salutar entre as diversas crenças é do que o mundo precisa para se tornar melhor.

            Vejamos o que disse, de maneira bastante lúcida, artigo do pastor evangélico Ed Rene Kivitz em relação a outro caso recente de intolerância religiosa, postado no site Formadores de Opinião:

Klebber S Nascimento
28.05.2011

Excelente reflexão!!!

Parece mentira, mas foi verdade. No dia 1°/Abr/2010, embora já tenha mais de 1 ano, é bastante atual, onde o elenco do Santos, atual campeão paulista de futebol, foi a uma instituição que abriga trinta e quatro pessoas. O objetivo era distribuir ovos de Páscoa para crianças e adolescentes, a maioria com paralisia cerebral.
Ocorreu que boa parte dos atletas não saiu do ônibus que os levou.
Entre estes, Robinho (26a), Neymar (18a), Ganso (21a), Fábio Costa (32a), Durval (29a), Léo (24a), Marquinhos (28a) e André (19a) todos ídolos super-aguardados. O motivo teria sido religioso: a instituição era o Lar Espírita Mensageiros da Luz, de Santos-SP, cujo lema é Assistência à Paralisia Cerebral
Visivelmente constrangido, o técnico Dorival Jr. tentou convencer o grupo a participar da ação de caridade. Posteriormente, o Santos informou que os jogadores não entraram no local simplesmente porque não quiseram.
Dentro da instituição, os outros jogadores participaram da doação dos 600 ovos, entre eles, Felipe (22a), Edu Dracena (29a), Arouca (23a), Pará (24a) e Wesley (22a), que conversaram e brincaram com as crianças.
Eis que o escritor, conferencista e Pastor (com Pmaiúsculo) ED RENÉ KIVITZ, da Igreja Batista de Água Branca (São Paulo), fez uma análise profunda sobre o ocorrido e escreveu o texto No Brasil, futebol é religião, que abaixo tenho o prazer de compartilhar:

No Brasil, futebol é religião por Ed Rene Kivitz:

"Os meninos da Vila pisaram na bola. Mas prefiro sair em sua defesa.
Eles não erraram sozinhos. Fizeram a cabeça deles. O mundo religioso é mestre em fazer a cabeça dos outros. Por isso, cada vez mais me convenço que o Cristianismo implica a superação da religião, e cada vez mais me dedico a pensar nas categorias da espiritualidade, em detrimento das categorias da religião.
A religião está baseada nos ritos, dogmas e credos, tabus e códigos morais de cada tradição de fé.
A espiritualidade está fundamentada nos conteúdos universais de todas e cada uma das tradições de fé.
Quando você começa a discutir quem vai para céu e quem vai para o inferno; ou se Deus é a favor ou contra à prática do homossexualismo; ou mesmo se você tem que subir uma escada de joelhos ou dar o dízimo na igreja para alcançar o favor de Deus, você está discutindo religião. Quando você começa a discutir se o correto é a reencarnação ou a ressurreição, a teoria de Darwin ou a narrativa do Gênesis, e se o livro certo é a Bíblia ou o Corão, você está discutindo religião. Quando você fica perguntando se a instituição social é espírita kardecista, evangélica, ou católica, você está discutindo religião.
O problema é que toda vez que você discute religião você afasta as pessoas umas das outras, promove o sectarismo e a intolerância. A religião coloca de um lado os adoradores de Allá, de outro os adoradores de Yahweh, e de outro os adoradores de Jesus. Isso sem falar nos adoradores de Shiva, de Krishna e devotos do Buda, e por aí vai.
E cada grupo de adoradores deseja a extinção dos outros, ou pela conversão à sua religião, o que faz com que os outros deixem de existir enquanto outros e se tornem iguais a nós, ou pelo extermínio através do assassinato em nome de Deus, ou melhor, em nome de um deus, com d minúsculo, isto é, um ídolo que pretende se passar por Deus.
Mas, quando você concentra sua atenção e ação, sua práxis, em valores como reconciliação, perdão, misericórdia, compaixão, solidariedade, amor e caridade, você está no horizonte da espiritualidade, comum a todas as tradições religiosas. E quando você está com o coração cheio de espiritualidade, e não de religião, você promove a justiça e a paz.
Os valores espirituais agregam pessoas, aproxima os diferentes, faz com que os discordantes no mundo das crenças se deem as mãos no mundo da busca de superação do sofrimento humano, que a todos nós humilha e iguala, independentemente de raça, gênero, e inclusive religião.
Em síntese, quando você vive no mundo da religião, você fica no ônibus. Quando você vive no mundo da espiritualidade que a sua religião ensina ou pelo menos deveria ensinar, você desce do ônibus e dá um ovo de páscoa para uma criança que sofre a tragédia e miséria de uma paralisia mental." 

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

1 KARDEC, ALLAN. O Livro dos Espíritos. Rio de Janeiro : Editora FEB,1995.;

2_______________ . O Evangelho segundo o Espiritismo. São Paulo : Editora Petit, 1997.;

3________________.A Gênese: Os milagres e as predições segundo o Espiritismo. Rio de Janeiro: Editora FEB, 1988.

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS:


http://www.formadoresdeopiniao.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12026:serve-para-qualquer-um-que-siga-qualquer-religiao-seja-ela-qual-for&catid=79:educacao-familia-e-filosofia&Itemid=137



          

4 comentários:

  1. Quase chorei com o ultimo texto, me arrepiei toda !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Glória a Deus, que lindo!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente é verdade, tenho o exemplo na minha casa. Estudo o espiritismo a cerca de 15 anos, minha mãe é evangélica e troca de igreja a cada dois anos. Toda vez que troca de igreja começa tudo de novo, todo discurso pré-conceituoso de quem nunca foi a um centro espirita SÉRIO. Não é a religião que importa, mas o aprendizado de o Mestre Jesus nos deixou. " Amar a Deus sobre todas as coisas e a próximo como a ti mesmo". É tão simples que a maioria faz errado.

    ResponderExcluir
  3. Intolerância religiosa é crime e como tal deve ser tratado. Os pseudos orientadores espirituais pregam a separação, o conflito e a desarmonia social. Esses líderes religiosos deveriam ser presos por pregarem a desordem, o caos social. Também deveriam conhecer as demais tradições religiosas descobrindo que o grande problema está no preconceito e não nas outras religiões. Quanto àquelas pessoas que se autodenominam religiosas deveriam refletir um pouco nos ensinamentos de Jesus, vendo Nele, seu guia e modelo para suas atitudes diárias.

    ResponderExcluir
  4. Amar a Deus sobre todas as coisas e ama próximo como a ti mesmo, isso que essas pessoas tem que fazer, ama o próximo não julgar e aponta o dedo como se ela fosse pio pessoa do mundo,essas pessoas tem conhecer mas de Deus,pessoas hipócritas que se denominam crentes, e se ela for espírita o que for elas não tem direito de falar nada.
    tenho uma amiga que é espírita e gosto muito dela é uma otima pessoa e eu sou Evangélica e não a critico pela sua religião,eu não fico criticando ela pela sua religião,Deus não obrigava as pessoas a segui ele e não julgava , Deus amava essas pessoas
    não julgue pra não ser julgado

    ResponderExcluir