segunda-feira, 8 de outubro de 2018

MAIS DE 700 MANUSCRITOS INÉDITOS DE ALLAN KARDEC, QUE RESGATAM A VERDADEIRA HISTÓRIA DO ESPIRITISMO, SERÃO DIVULGADOS

Fonte da imagem: https://www.catarse.me/cartasdekardec

Extraímos o texto abaixo do site Catarse.me:

"Allan Kardec revela os bastidores, a intimidade, a verdadeira história do espiritismo em 740 manuscritos inéditos que sobreviveram após 150 anos de perseguição. Ajude a recuperar e tornar público esse extraordinário legado por meio de um Memorial do Espiritismo, um site contendo as cartas digitalizadas, traduzidas e comentadas, uma série de livros, um banco de imagens e um filme narrando a saga das cartas que sobreviveram à queima proposital do espólio de Kardec, a um saque nazista e diversas tentativas de destruição e ocultação.

A Fundação Espírita André Luiz (FEAL) é uma entidade espírita sediada em Guarulhos, com décadas de trabalhos na divulgação espírita, mantenedora da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior; nascida das Casas André Luiz, entidade que há 70 anos presta atendimento gratuito aos deficientes intelectuais e físicos.

A FEAL em parceria com o Instituto Canuto Abreu, tem a guarda de 740 manuscritos inéditos escritos por Allan Kardec, sua esposa Amélie Boudet, Léon Denis, Gabriel Delanne, Camille Flammarion. O pesquisador espírita, farmacêutico, médico e advogado, Dr. Silvino Canuto de Abreu percorreu o mundo em busca desses documentos históricos e milhares de livros que recontam a história do espiritismo, sendo que alguns datam do século XIV e narram estudos e acontecimentos que envolveram espiritualidade, mediunidade e aparição de espíritos em épocas anteriores ao descobrimento do Brasil.

O acervo, embora se encontre em boas condições, atravessou as intempéries do tempo e parte dos documentos precisam ser restaurados, higienizados e digitalizados para que se tornem disponíveis ao público, a pesquisadores e a estudiosos do espiritismo e espiritualismo. O potencial do acervo é gigantesco, ofertando à Ciência e Filosofia Espírita conhecimentos que impactarão positivamente a divulgação do espiritismo pelo mundo afora.

A FEAL oferta a você a oportunidade de investir neste projeto possibilitando a breve divulgação pública desse acervo pelo Centro de Documentação e Obras Raras da FEAL por meio de três linhas de ação:

1) Preservação e recuperação do acervo; tradução das Cartas de Kardec para o português, inglês e espanhol, digitalização, catalogação e indexação; Disponibilização do conteúdo por meio de site e banco de dados.

2) Divulgação das Cartas de Kardec e obras históricas; produção de uma série de livros que contextualize as cartas e seu ineditismo diante da história do espiritismo; produção de um documentário audiovisual para cinema e TV que relate a saga das cartas, com tradução para o francês, o espanhol e o inglês.

3) Lançamento da UNIFEAL, a primeira Universidade Online Espírita do Mundo, a disponibilizar cursos na modalidade EAD, e a fornecer ao público pesquisador (professores, alunos, pós-graduandos, mestrandos, e doutorandos) o acervo de forma a possibilitar a produção científica e filosófica de seu conteúdo.

O lado humano e familiar de Allan Kardec, os bastidores e a troca de cartas da sociedade espírita de seu tempo, e sua intimidade são absolutamente desconhecidos. Um dos documentos do acervo, por exemplo, lança luz sobre a genialidade, a fé racional e a humanidade do codificador.

No texto inédito, Kardec apossa-se da pena e escreve:

"Eu estou hoje num estado desprezível; a que isso se deve? Ignoro. Contrariado o dia todo, e por conseguinte de mau humor. Se é minha falta, dai-me eu vos peço, a força de apartar a causa; se é uma má influência, dai-me força para a repelir. Se é uma prova, que ela sirva a minha humildade; se é como instrução, dai-me a luz necessária para descobrir. Eu não tenho o espírito livre; estou confuso, infeliz, cheio de ansiedade. Em nome de Deus Todo Poderoso, Espírito de Verdade, eu te peço para restaurar a minha calma e me inspirar as melhores resoluções a tomar. Faça com que durante meu sono eu venha a me retemperar e a me fortalecer entre os bons Espíritos e assim restabelecer ao meu despertar uma intuição saudável."

Nesses valiosos pensamentos íntimos, Kardec se revela um ser humano igual a você, com as mesmas aflições, inseguranças e anseios. O que amplia ainda mais sua grandiosa dedicação à doutrina, enfrentando em sua elaboração os problemas comuns do dia a dia.

Imagine o potencial dos mais de 700 documentos inéditos. E das obras raras? Algumas datam do século XVI, sobre médiuns e manifestações dos espíritos. Você é parte fundamental para preservar e tornar público todo esse material para sempre.

A Fundação Espírita André Luiz oferta a você a oportunidade de ajudar a restaurar e divulgar este acervo tão importante para a história da Doutrina Espírita em conjunto com o Centro de Documentação e Obras Raras. Faça parte desta história, você pode colaborar por meio destas ações:

Acesse www.catarse.me/cartasdekardec

Conheça melhor o projeto

Clique em: Apoiar este projeto

Escolha a recompensa que mais gostar"

Vídeo no Youtube: O que é Projeto "Cartas de Kardec?" O que manuscritos inéditos revelam?



ENDEREÇOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS:

https://www.catarse.me/cartasdekardec

https://www.youtube.com/watch?v=S8IZIa1ks3Y&t=20s

Nenhum comentário:

Postar um comentário