domingo, 21 de julho de 2013

NEUROCIRURGIÃO CÉTICO, PROFESSOR DE HARVARD, TEM EXPERIÊNCIA DE QUASE-MORTE E PASSA A ACREDITAR NA SOBREVIVÊNCIA DA ALMA

Dr.Eben Alexander III


           Extraímos partes de uma série de entrevistas do Dr. Eben Alexander, publicadas no Site Truly Alive Magazine:

Entrevista com Dr. Eben Alexander e uma visão geral de seu livro Uma Prova do Céu

30 de abril de 2013 - 04h16 | maio / junho 2013

Eben Alexander (c) Deborah Feingold – Truly Alive Magazine: esta versão ampliada da entrevista com o Dr. Alexander é aproximadamente duas vezes mais longa que a versão na revista impressa. Divirta-se!

Entrevista com Dr. Eben Alexander e uma visão geral de seu livro Uma Prova do Céu por Karen Larre, Dave Weaver e Carla Garcia.

O Dr. Eben Alexander, um renomado acadêmico e neurocirurgião, que passou 54 anos aperfeiçoando sua visão de mundo científica. Antes desta experiência extraordinária, ele havia sido um neurocirurgião acadêmico há 25 anos, incluindo 15 anos no Brigham & Women e do Hospital da Criança e Harvard Medical School, em Boston. Ele achava que sabia como o cérebro e a mente trabalhavam. Uma semana em coma profundo a partir de uma infecção cerebral inexplicável, onde ele foi levado para a beira da morte e teve uma experiência de quase morte transcendental (EQM), mudou tudo isso – completamente!

Ele ficou chocado ao encontrar a hiper-realidade daquele reino espiritual, uma experiência relatada por muitas pessoas que passaram por uma EQM. Ele passou os últimos três anos conciliando sua rica experiência espiritual com a física contemporânea e cosmologia. Sua experiência espiritual é totalmente consistente com as bordas superiores de conhecimento científico de hoje.

O Dr. Alexander afirma que juntas, a ciência e a espiritualidade vão prosperar em simbiose (você pode excluir o "a" ou dizer "relação simbiótica"), oferecendo a visão mais profunda da verdade fundamental, produzindo um poder inimaginável. Ele diz: "A chave é na progressão global do despertar da consciência individual. Muitos em ambos os domínios científicos e religiosos (ou espiritual), devem renunciar à sua dependência de preconceitos, de mente fechada, crenças dogmáticas, a fim de abrir a nossa consciência para a compreensão da verdade. Ao investigar profundamente em nossa própria consciência, transcender as limitações do cérebro humano e do mundo físico-material. O reino espiritual é real. Inseparável mistura de ciência e espiritualidade irá ocorrer."

Truly Alive: Antes de seu coma / EQM, o Sr tinha a crença médica frequente de que as experiências de EQM são o resultado do cérebro sob estresse. Por favor, compartilhe seus pontos de vista antes de sua EQM.

Dr. Eben Alexander: Antes da minha "experiência de quase morte" (EQM) eu não li nenhuma literatura de ‘quase morte’, porque eu não achava que esse tipo de coisa poderia ser real. Eu era muito mais um cientista que acreditava em física, química e biologia para explicar tudo no mundo. Eu pensava que as EQMs resultavam das divagações caóticas do cérebro morrendo. Eu fui adotado e minha busca por meu verdadeiro pai biológico me levou a entrar em contato com minha mãe biológica em 2000. Mas não era um bom momento para a minha mãe biológica voltar para a minha vida, e ela se recusou a encontrar-se comigo. Isto me foi desvendado em muitos aspectos profundos, que só ficaram claros ao longo dos anos seguintes. Uma coisa que foi desvendada foi sobre qualquer crença em oração e um Deus pessoal todo-amoroso e todas as coisas associadas. Essas idéias foram esmagadas. Então, isso é, obviamente, uma história muito profundamente pessoal. Depois que eu percebi o poder da minha Experiência de quase morte em 2008, e o que ela estava me dizendo - eu sabia que tinha que tirá-la de lá. Sabia que não deveria estar realmente tentando editá-la muito, porque eu queria que as pessoas realmente soubessem de tudo sobre ela.

TA: Você poderia descrever uma visão geral de sua experiência extraordinária, incluindo as circunstâncias médicas?

EA: Em neurocirurgia, temos a idéia simplista de que o cérebro cria a consciência. Eu nunca questionei muito, embora houvesse alguns grandes buracos na tentativa explicar a forma como esse mecanismo ocorre. Nesse cenário, com a minha vida se desdobrando de uma forma que eu pensava ser previsível e bastante organizada, foi como ser atropelado por um trem de carga. Muito súbitas, intensas, de repente, às 4:30 da manhã de 10 de novembro de 2008 eu acordei com dores nas costas. Eu pensei que um banho quente iria ajudar, mas isso não aconteceu - a dor só piorou, na verdade eu mal conseguia sair da banheira e me esforçei para ir para a cama. Minha esposa desceu para chamar meus colegas para saber o que fazer a seguir. Eles disseram que se eu ficasse mais doente, era para me levar para o hospital. Então, ela foi me observar. Naquele momento ela pensou que eu estava descansando. Eu estava realmente era entrando em coma. Quando ela me observou novamente, eu estava tendo um grande mal epiléptico convulsivo. Minha esposa ligou para o 911 e eles me levaram para o pronto-socorro. Claro que eu não lembro de nada, porque eu estava fora deste mundo. No segundo dia, eles realmente tiveram um grande choque, pois o relatório microbiológico indicava que tive meningite bacteriana espontânea por E.coli, o que é basicamente inédito em adultos. Esses casos ocorrem talvez em 1 a cada 10 milhões ao ano nos EUA.

Acredito que o fato de ter tido meningite bacteriana E.coli serve para prejudicar o tipo de neurologistas de poltrona que gostariam de ponderar sobre as minhas experiências com "ah, devia ter sido uma alucinação". Pessoas como estas não fazem o dever de casa para perceber o que esta doença causa no neo-córtex do paciente.  Alguns desses casos mais leves podem experimentar uma alucinação ou um estado de sonho, mas não alguém como eu, que estava tão profundamente doente  e deveria ter morrido. Eu vou te dizer agora... não há explicação médica para a minha recuperação. Se se verificar que, se você tivesse me perguntado antes do meu coma, quanto haveria de lembranças - o quanto iria experimentar ou lembrar, alguém doente de meningite bacteriana - Eu teria lhe dito que não iria me lembrar de nada.

Por isso, foi um choque completo eu ter tido qualquer tipo de experiência, muito menos esta ultra verdadeira odisseia muito rica, espiritual, que eu continuei. Na verdade, a única coisa em minha memória quando eu comecei a acordar do coma no dia sete foi a incrivelmente rica jornada espiritual. Quando recuperei a consciência, eu não lembrava de nada da minha vida antes. Todas as minhas memórias de vida física antes da EQM voltaram para mim ao longo de um período de cinco a seis semanas. As primeiras memórias a retornar, em horas e dias foram da minha linguagem. Depois disso, memórias familiares, memórias de infância - tudo o que veio de volta ao longo de semanas. Finalmente, toda a riqueza de toda a minha formação em química, física, neurologia, neurociência e consciência voltou em camadas ao longo de cinco a seis semanas.

Logo depois que eu saí do coma, a primeira coisa que eu lembrava era esta odisséia incrivelmente rica, muito do que transmiti no livro. Mas meu cérebro ainda estava muito doente e ele estava tentando se curar. Depois que recuperei a consciência e a linguagem estava voltando, eu estava entrando e saindo deste tipo de paranóia delirante de pesadelos por algumas semanas. Meus médicos me disseram que o cérebro morrendo desempenha todos os tipos de truques e é isso que me aconteceu. Então, no começo eu aglomerava minha experiência EQM juntamente com os delírios paranóicos que eu experimentei depois de recuperar a consciência. Mas a diferença interessante era que o estado psicótico delirante e pesadelos loucos desapareceram muito rapidamente durante as semanas. Estou tão feliz de ter escrito sobre várias delas, porque tornou-se bastante difícil de recuperá-las! Mas as lembranças da minha odisséia espiritual em coma profundo - os reinos ultra-reais, o portal de entrada e o núcleo eram muito diferentes daqueles pesadelos.

Para mim, como neurocientista, isto é fascinante. E, claro, é algo que você ouve falar o tempo todo na literatura... como as memórias profundas dentro da própria EQM são obviamente de um tipo de experiência que é muito resistente. Elas não vão embora como a maioria de nossas lembranças da terra (que são claramente mais ligadas à função cerebral) do que o que eu experimentei em coma profundo. Esse tipo de lição é muito profunda do ponto de vista neuro-científico.

TA: O que você pensou sobre a sua experiência quando voltou à consciência?

EA: Inicialmente, eu era o meu pior cético. Eu estava tentando escrever tudo isso como uma EQM baseada no cérebro. Eu falei com os meus colegas, tentando explicar isso como baseado em cérebro, e a realidade é que eu cheguei a um ponto em que percebi que isso não foi o que aconteceu. As pistas foram muito sólidas, especialmente sob a forma do que me lembro quando emergi da coroa, que mostram a distribuição da mesma. A grande odisséia que eu experimentei ocorreu em coma profundo entre os dias 1 e 5. Isso significa que minha jornada espiritual aconteceu na parte mais profunda do meu coma, quando na verdade o meu cérebro estava no seu ponto mais baixo possível em termos de ser capaz de fabricar qualquer tipo de uma rica tapeçaria de consciência.

O estado mental desagradável de consciência limitada, eu chamo de "Região do ponto de vista da minhoca" Por um longo tempo eu vi como a melhor consciência que meu cérebro encharcado de pus poderia reunir. O maior mistério em tudo isso é que era nos níveis mais baixos do funcionamento da minha mente consciente onde eu realmente estava, surgiu a esfera brilhante, o portal de entrada do reino com a linda esfera de luz que agiu como um portal.

TA: Por favor, compartilhe conosco como era, conforme sua  experiência, o Céu .

EA: Eu ia para aquele lindo reino do portal, com a bela garota na asa de borboleta, com os milhões de borboletas, um vale de terra muito verdejante, flores e flores que abriram assim que nós a sobrevoamos. Almas estavam dançando abaixo de nós, havia alegria e alegria; nuvens borbulhantes brilhantes em um céu azul-preto com estes arcos crescentes de luminosidade. Os hinos em coro que estavam descendo do alto. Que todo reino se estende para fora do núcleo, em que o preto escuro infinito, transbordando de amor incondicional abundante do Criador, enchendo as trevas com a luz brilhante do brilho de um milhão de sóis.

Falta-me a linguagem ou palavras para os conceitos que foram constantemente fluindo durante a minha odisséia espiritual. Foi-me dito, mas não em palavras: "Você não está aqui para ficar. Nós vamos lhe ensinar muitas coisas, mas você vai voltar" E havia tantas lições sobre o Arco-íris, sobre o campo físico flor – a aparência do Universo, sobre o espaço, o tempo; Sobre a causalidade Dimensional Superior, e sobre o fluxo de tempo, tempo profundo - completamente independente ou acima de qualquer fluxo deste reino de causalidade ou de tempo. Mas esse é o reino das Almas Superiores e do nosso objetivo maior, e onde temos muito mais conhecimento fora do aqui e agora. Na terra, nós estamos trancados dentro do cérebro físico e da mente humana.

Tantas lições... mas então eu cairia de volta para o estado de consciência que eu chamo de "Região do ponto de vista da minhoca", de consciência muito limitada. E esse foi o grande mistério por um longo tempo: por que isso iria acontecer. Por que eu iria estar nessa morada nobre do todo-poderoso Criador Divino de tudo, e de repente (sem qualquer causalidade aparente) voltar para visão da Região da minhoca? Mas, lembro-me que as notas de melodia foi que me levaram de volta. O reino celestial abria uma fenda no meio da feia Região do ponto de vista da minhoca e servia como um portal de volta para o reino.

TA: O que houve na sua experiência de EQM diferente das outras que você leu?

EA: A diferença mais importante foi, durante a minha EQM, que eu tinha amnésia completa sobre a minha vida na Terra. Eu não tinha palavras, eu não tinha linguagem, eu não tinha conhecimento algum da existência de seres humanos, ou da Terra, ou deste Universo. Tudo se foi, como um explorador me deram rédea livre para ir muito longe e beber profundamente do poço desta experiência. Eu acho que a minha capacidade de ir aonde eu fui, e experimentar o que eu experimentei, foi porque eu tinha esse desprendimento completo.

Mas também foi importante para o palco desse tipo de compreensão mais profunda porque havia aulas de lá que foram cruciais. Na verdade, eu diria que ele preparou o terreno para que isso fosse em essência, a exceção que confirma a regra. Assim como dissemos anteriormente - todo que o ciclo de negócios através do Região do ponto de vista da minhoca, lembrando as notas da melodia me levando de volta para aquele lindo reino - que era absolutamente essencial para se chegar a uma compreensão mais profunda da natureza da consciência e de toda a realidade.

Para mim, ver que o cérebro não cria a consciência, exigiu esta amnésia. Eu tive essa lição várias vezes quando entrava e saía daquele reino, ver os antolhos saindo, percebendo o poder da ultra-realidade. Foi uma demonstração muito viva de que a consciência não vem do cérebro em tudo. O cérebro a reduz realmente a partir desse nível muito mais elevado. Consciência, alma, espírito, na verdade, é primário, e eterno, e é enriquecido quando o nosso corpo físico morre. É uma prova muito sólida de que a nossa alma ou espírito é eterno. A mecânica quântica está nos dizendo isto, e segundo o meu livro vai ficar muito mais explicado como tudo realmente funciona.

Dr Eben Alexander na Truly Alive em 2010: Eu estou percebendo que, em mais de 20 anos de neurocirurgia, (muito desse tempo na Harvard Medical School), eu estava me aprofundando no desenvolvimento de tecnologias para ajudar neurocirurgiões a fazer procedimentos técnicos muito difíceis – para tratar de tumores extremamente difíceis, aneurismas cerebrais, distúrbios funcionais e distúrbios do movimento, coisas assim - através de nova tecnologia. Eu acreditava muito na ciência, e eu ainda tenho cada bit de um cientista. Para mim, eu agora defino a ciência com um "C grande" - que tem tudo a ver com a percepção de que existe um quadro mais amplo. Se eu olhar para a ciência para obter os aspectos mais profundos da verdade de nossa existência, percebo que a ciência agora tem uma definição muito maior e que deve ampliar suas fronteiras para abraçar plenamente o profundo mistério de Deus e, de fato, o que eu vejo é a consciência não-local. E, de fato, vir a conhecer plenamente a consciência eterna (que é a nossa alma e espírito), de uma maneira poderosa. É essencial se quisermos chegar ao cerne da verdade sobre a realidade da existência.

O problema com a ciência com "c pequeno", (e eu sou um firme crente no poder do método científico) é que o método científico é extremamente limitado, não vai nos dar todas as respostas. É como uma pequena luz que brilha pouco em uma pequena área. É sim é muito útil para essa faixa extremamente limitada de coisas que ela pode resolver. Ela certamente não pode lidar com a ampla maioria dos aspectos da realidade, da natureza da consciência, do nosso ser e da existência. E isso é bom. Usamos o método científico devido à sua utilização com as peças muito limitadas do nosso plano material, e não são, definitivamente, os aspectos do tipo mais profundo dos aspectos não locais de consciência que pode ser estudado utilizando o método científico.

Eu posso te dizer uma coisa, minha viagem me mostrou de forma muito clara, e que é a nossa existência consciente, no momento apenas existente no momento da experiência, há certos aspectos que podem ser esclarecidos através do estudo do cérebro e os mecanismos cerebrais. Mas eu sei que no centro existem também algumas facetas da existência que absolutamente não podem ser presas  à realidade material e, absolutamente não pode ser presas ao infinito conhecimento sobre o funcionamento físico do cérebro. Mesmo que todos nós concordamos que nunca vai ganhar o conhecimento infinito de todo o funcionamento do cérebro, eu acho que deve-se facilmente admitir que há aspectos de nossa existência consciente, (e isso inclui não apenas experiência, mas de memória), que não estão totalmente incluídos no funcionamento físico do cérebro. E essa é a parte crucial de compreensão, onde tudo isto está acontecendo. Como ele fica em uma consciência, torna-se para o sol  de nossa consciência em níveis de profundidade ... nos níveis mais profundos, onde você se conecta com o Divino. É a maior pista sobre a existência do reino espiritual e da existência divina de Deus, de tudo o que existe. É esse o mistério profundo de nossa própria consciência.

O problema difícil da consciência, (que como eu disse é provavelmente o mais profundo mistério de todo o pensamento humano e do conhecimento) é o fato de que ninguém tem uma idéia de como o cérebro físico pode dar origem à consciência. Essa é a bandeira vermelha gigantesca que deveria falar sobre o poder da minha mensagem e viagem e, por extensão, de muitas outras experiências espirituais de todos os tipos, não apenas Experiências de Quase Morte - e que eles estão a dizer-nos sobre a nossa existência.

É por isso que eu comecei o meu site, www.eternea.org, que é mencionado no livro. O site é uma idéia de grande valor para o mundo. É uma maneira de tirar o ímpeto do meu livro e ajudar a usá-lo como combustível para o motor Eternea que nos leva para o próximo nível. O banco de dados foi projetado para todos os tipos de fenômeno - NDE, psicocinese, telepatia, premonição, intuição, memórias de vidas passadas, etc Há uma enorme quantidade deles, tudo descrito em detalhes no site. As pessoas também podem deixar as suas próprias histórias lá. A forma de entrada de dados foi projetada para que as histórias sejam incluídas de uma maneira fácil. E, em seguida, peritos em vários campos podem pesquisar o banco de dados como parte de sua pesquisa para ajudar a provar a realidade daquele reino e também elucidar o mecanismo subjacente da consciência e do nosso espírito eterno, a alma, e como tudo isso funciona.

E Eternea também é trazer a ciência e a espiritualidade juntas, onde elas pertencem, para que elas possam reforçar-se mutuamente, como este mundo se move para um nível muito mais elevado.

TA: Você cita Albert Einstein em vários dos capítulos do seu livro. Você acha que a resposta para ele seria a sua experiência e tudo o que está evoluindo a partir dela?

EA: Eu acho que Einstein estava próximo da compreensão disso. Por exemplo, Einstein gostava de conversar com Kurt Gödel, um dos mais brilhantes lógicos e matemáticos do Século XX. O "Teorema da Incompletude de Gödel" demonstra, em um sentido amplo, os limites do que pode definir a matemática moderna. Em essência, você pode estender o teorema de Gödel para mostrar por que o pensamento materialista nunca vai chegar a qualquer tipo de idéia sobre a geração de consciência fora do cérebro físico. Gödel também usou um argumento de Lógica Modal para definir um belo teorema em que ele diz que provou a existência de um Deus pessoal, amoroso. Acho que Einstein estaria na frente e no centro concordando com todos os bits deste, com o que ele veio a saber.

As ciências do cérebro, a neurociência e os filósofos da mente têm percebido o problema difícil da consciência. É realmente um dilema muito, muito profundo - especialmente na era da ciência materialista e reducionista, os cientistas afirmam ter a teoria de tudo, o que me parece ser bastante pretencioso. Especialmente nos últimos anos com a descoberta da matéria e da energia escuras. Estamos reduzidos agora a ter uma ciência redutiva material em uma posição talvez, para nos dizer um pouco, talvez cerca de 4% do que eles sabem que existe. Os outros 96% está absolutamente fora de seus limites.

TA: E sobre a reencarnação?

EA: Nós todos estivemos no céu muitas e muitas vezes antes, e nós vamos fazer isso muitas e muitas vezes no futuro. O que eu vi foi a eternidade da consciência, e como a reencarnação é absoluta e real. Ela me ajudou a dar sentido a um monte de injustiças e do mal no mundo, e a perda trágica e aparentemente sem sentido, especialmente das crianças. A Reencarnação responde muito disso. Ela também me ajudou a perceber o poder de compreensão e maturidade da nossa consciência, alma e espírito, e que tudo está conectado como um no nível mais profundo. Está tudo ligado como Divino, como um com Deus.

Os símbolos religiosos – Truly Alive Magazine

TA: Como é que o público em geral e / ou comunidades religiosas reagiram ao livro?

EA: Houve uma resposta muito positiva. Eu acho que, em parte, isso é porque eu escrevi o livro, principalmente, para os céticos, tipo como eu era. Então, as pessoas que pensam em si mesmos como os pensadores modernos e bem lidos, intelectual, (e para mim isso significa que alguém que realmente acredita na ciência / reducionista da ciência materialista, como um caminho para a verdade), essas são as pessoas para quem o livro foi escrito.

O que veio de cristãos, budistas místicos e teólogos outros era um profundo interesse. Eu achei que, entre os cabalistas e os estudiosos rabínicos, sua receptividade foi porque viram algumas pistas em minha viagem que faziam parte da sabedoria muito antiga e de suas tradições sagradas. Para eles, a verdade foi alcançada em um sentido muito profundo. E, claro, quando eu ouvi tudo isso, foi uma surpresa, porque para mim é claro que estamos todos falando a mesma coisa.

Da mesma maneira que da comunidade científica, eu recebi vários feedbacks muito positivos de alguns pensadores profundos que sabem muito sobre mecânica quântica e o enigma quântico.

TA: Há mais alguma coisa que gostaria de dizer aos nossos leitores, para encerrar?

EA: Isso tudo é sobre a compreensão da realidade da nossa existência de uma forma muito profunda e fundamental... de uma forma que mostra que todos e cada um de nós é profundamente e pessoalmente amados por nosso Criador. Nós não temos que quase morrer para conseguir isso. Na verdade, através de meditação profunda, concentrando-se em oração, (qualquer meio que usamos individualmente para chegar lá) - que todos nós podemos ir fundo nesse conhecimento. Em seguida, sobre a obtenção de uma compreensão mais profunda do que isso significa, como aconteceu, e como as pessoas podem provar isso por si mesmos. Sabendo que nossas conexões com os entes queridos não termina com a morte do corpo físico e do cérebro é confortador. Na verdade, essas conexões são eternas, e todos nós podemos vir a saber que de uma forma muito profunda, poderosa, começando com a crença e, em seguida, abrindo-se para a realidade. Se pedirmos, eles vão nos dar essa informação de formas irrefutáveis, e muitas provas.


ENDEREÇO ELETRÔNICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário