quarta-feira, 24 de julho de 2013

SERIA A EXPERIÊNCIA DE QUASE-MORTE UMA ILUSÃO BASEADA NA RELIGIÃO E NA CULTURA DE QUEM A EXPERIMENTA?


Fábio José Lourenço Bezerra

            Lamentavelmente, boa parte da comunidade científica adota a crença materialista, aferrando-se a seus dogmas com fervor. Mesmo existindo um considerável número de experiências extremamente significativas, que demonstram a imortalidade do ser (ver os textos "Inúmeros Fatos Confirmaram: O Espiritismo é Real" e Grandes Casos de Experiências de Quase-Morte, neste blog), insistem em negá-las e recusar-se a estudá-las profundamente. Por isso, sustentam a hipótese de que as Experiências de Quase-Morte são ilusões criadas pelo cérebro em condições extremas, baseadas na religião e na cultura do indivíduo. Felizmente, muitos outros cientistas, de mente aberta, procuraram estudar o fenômeno em profundidade.
           
Os textos abaixo foram extraídos do site Horizon Research:  

“Religião e Cultura afetam as Experiências de Quase-Morte?

Série Experiências de Quase-Morte, artigo 5 (revisto pelo Conselho Editorial)

Serão os pensamentos, memórias e percepções que se tem durante a Experiência de Quase-Morte  (EQM) influenciados significativamente por sua origem social e cultural? Compreender o papel da cultura é importante, talvez, porque se todas as experiências refletem apenas idéias preconcebidas das pessoas, isso seria apoiar a noção de que uma EQM é baseada simplesmente no conteúdo particular de um indivíduo ao invés de ser um fenômeno universal que transcende as visões culturais e religiosas, e isso teria pouco interesse científico.

Agora, as características centrais de uma EQM foram registradas ao longo da história e em inúmeras culturas e grupos religiosos. Relatos de uma EQM também foram descritos por ateus, bem como aqueles com uma fé particular, seja como prática de membros ou não membros praticantes de uma religião particular.

Alguns estudos têm sido realizados com o objetivo de estudar o fenômeno EQM em culturas não-ocidentais.

Historicamente, eventos muito semelhantes às EQM foram descritos por bolivianos, argentinos e índios norte-americanos e também em textos budistas, textos islâmicos e contos da China, Sibéria e na Finlândia. As características mais comuns são:

a) Ter uma experiência fora do corpo;

b) A reunião com pais e amigos falecidos;

c) Uma experiência de luz acompanhada de alegria e paz;

d) A fronteira ou linha entre os vivos e os mortos separando-os.

Em tempos mais modernos, o fenômeno EQM tem sido descrito em muitas regiões do mundo, incluindo Índia, China, América do Sul e Oriente Médio. Curiosamente, nestes países tem sido dada relativamente pouca publicidade ao fenômeno.

Estudos sobre a influência de fatores sócio-culturais na experiência (EQM) fenômenos de quase morte e visões leito de morte

Em um estudo realizado em 1985, as experiências de 16 índios asiáticos foram comparadas com as dos norte-americanos e que aqueles haviam encontrado frequentemente Yamraj, o rei hindu dos mortos, enquanto os norte-americanos não tinham.

O maior estudo trans-cultural foi realizado em 1977 por Osis e Haraldsson e se concentrou mais em visões no leito de morte. Estas são as experiências que as pessoas têm antes da morte, geralmente nas 24 horas antes da morte, e elas são diferentes do fenômeno EQM clássico. Visões no leito de morte são geralmente obtidas por alguém passando pelo processo de morrer, e relatadas para seus cuidadores. Neste estudo, os pesquisadores examinaram as visões de aproximadamente 440 pacientes americanos e indianos com doenças terminais, como descritas para os seus médicos e enfermeiros. A característica mais comum, que ocorreu em 91 por cento dos casos, era a visão de  parentes falecidos. Em 140 casos, houve relatos de ver figuras religiosas, geralmente descritas como um anjo ou Deus. Onde estes foram especificamente identificados, eles sempre foram descritos de acordo com as crenças religiosas da pessoa: nenhum Hindu relatou ter visto Jesus, e nenhum cristão uma divindade hindu.

Em um segundo estudo (2) mais recente, uma vez que as diferenças sócio-culturais são pensados para potencialmente considerar as variações observadas nos fenômenos das Experiências de Quase Morte, os autores analisaram se as crenças da sociedade influenciavam as EQM (s). Uma vez que o modelo ocidental dominante de uma EQM foi definido pela descrição do fenômeno pelo Dr.Moody  em 1975, a fim de explorar a influência do modelo cultural, os autores compararam 24 relatos de Experiências de Quase Morte colhidos antes de 1975 e 24 após 1975. A única diferença observada foi o aumento da freqüência dos fenômenos de túneis, o que outras pesquisas sugeridas podem não ser parte integrante das experiências, sem alteração em qualquer uma das 14 características restantes definidas por Moody como características da experiência de quase morte. Estes dados desafiam a hipótese de que os relatos de EQM são significativamente influenciadas por modelos culturais vigentes.

Também o fato de EQM (s) na Infância são semelhantes às EQM (s) do adulto sugere que estas não são significativamente influenciadas por crenças pré-existentes, fatores culturais ou experiências anteriores na vida presente.

Outro estudo (3), tendo uma perspectiva inter-cultural nos fenômenos das Experiência de Quase-Morte, indica que, embora existam temas comuns, também existem diferenças. De acordo com este estudo, a variabilidade entre as culturas é mais provável que seja devida à interpretação das pessoas ao verbalizar tais eventos através dos filtros da linguagem, experiências culturais, religião, educação e sua influência sobre os seus sistemas de crenças.

Conclusões

Considerando-se os estudos que acabamos de descrever, embora pareça que as características centrais do fenômeno EQM tenham sido registradas ao longo da história e em todas as inúmeras culturas, a interpretação real do que as pessoas afirmam ter observado, da experiência que eles alegam ter vivido, pode refletir visões religiosas ou culturais pessoais. Em outras palavras, durante um encontro com a morte, pessoas de diferentes partes do mundo, podem se sentir em paz, ver um túnel, uma luz brilhante e um ser de luz, e ter uma sensação de se separar de seus corpos, mas eles podem identificar o ser de luz de acordo com as suas próprias origens culturais e religiosas. Além disso, a interpretação geral da experiência de alguém, como com todo o tipo de experiências, depende do seu próprio conteúdo. Por exemplo, um ateu com uma EQM pode simplesmente acreditar que tinha experimentado uma alucinação, enquanto alguém que crê em Jesus pode acreditar que conheceu Cristo.

(1)   Os relatórios recentes e Casos históricos de EQM


(2) GK Athappilly et ai., J Nerv Ment Dis. 2006 Mar; 194 (3) :218-22.


(3) Belanti J, et ai., Transcult Psychiatry. 2008 Mar; 45 (1) :121-33.”

            Conforme brevemente mencionado no texto acima, EQMs também ocorrem com crianças. Vejamos o texto abaixo:

“Crianças e Experiências de Quase- Morte

Experiências de Quase-Morte Series, artigo 7 (revisto pelo Conselho Editorial)

Sem dúvida, o grupo mais interessante de indivíduos que relataram uma experiência de quase morte (EQM) são crianças. Alguns pesquisadores e comentaristas argumentam que os adultos podem ter imaginado as EQMs com base em seus próprios pontos de vista culturais e religiosos pessoais, mas estudos publicados mostram que as crianças eram muitas vezes muito jovens para ter uma opinião formada sobre a vida após a morte, ou até mesmo sobre a própria morte.

Mas as experiências das crianças são as mesmas que as dos adultos ou diferentes de alguma forma?

Até o momento, a maioria das pesquisas sobre experiências de quase morte em crianças tem sido feitas pelo Dr. Melvin Morse (1), um pediatra americano. Ele observou muitas crianças criticamente doentes internadas na unidade de terapia intensiva e descobriu que algumas tinham de fato descrito experiências de quase morte. Essas experiências tinham muitas das mesmas características que as dos adultos - a separação do corpo, assistir a eventos, sentir-se tranquilo, ver uma luz brilhante e seres de luz - mas tinha sido muitas vezes descrita na linguagem das crianças e durante o decorrer do jogo , às vezes ao longo de muitos meses.
A Interpretação do que tinha sido visto pelas crianças tinha sido baseado em seu próprio nível de compreensão, mas era óbvio que tinham tido experiências semelhantes aos adultos. Significativamente, apesar de algumas das crianças descritas por Morse terem cerca de nove ou dez anos, outros eram muito jovens, na faixa de três a cinco anos de idade. Este grupo era certamente muito jovem para ter qualquer conceito real da morte e da vida após a morte e foi fascinante que tiveram experiências semelhantes às dos adultos.
Em um de seus artigos científicos publicados, Morse tinha citado uma série de EQMs das crianças. Um menino de oito anos, que quase se afogou depois que seus pais desviaram o carro para fora de uma estrada coberta de gelo em um rio de Washington, relatou: "Eu podia ver o carro se enchendo de água, e ser todo coberto. Então tudo ficou branco. De repente, eu estava flutuando no ar. Eu senti como se eu pudesse nadar no ar ". Ele ficou muito surpreso de ainda estar pensando, uma vez que ele sabia que deveria ter morrido. Ele continuou: "Então eu flutuei num enorme macarrão. Bem, eu pensei que era um macarrão, mas talvez fosse um túnel. Sim, deve ter sido um túnel porque um macarrão não tem um arco-íris no mesmo."
Uma menina de cinco anos, cujo coração parou relatou: "Eu me levantei no ar e viu um homem como Jesus, porque ele era bom e ele estava falando comigo. Eu vi pessoas mortas, vovós e vovôs, e os bebês esperando para nascer. Eu vi uma luz como um arco-íris que me disse quem eu era e até onde eu deveria ir. Jesus me disse que não era a minha hora de morrer ".
O caso mais jovem de todos na literatura, era a de um bebê de seis meses de idade. Este bebê tinha sido internado na unidade de terapia intensiva do Hospital Geral de Massachusetts com insuficiência renal grave. Ele sobreviveu e teve alta, indo para casa com seus pais. Enquanto ele estava crescendo, seus pais notaram que sempre que ele passava por um túnel tinha um ataque de pânico. Isso aconteceu, por exemplo, quando eles estavam dirigindo através de um túnel ou quando a criança estava brincando com seus irmãos e passava por um túnel de parque infantil. Eventualmente, quando ele tinha quatro anos, seus pais tentaram lhe explicar a morte iminente de seu avô e ele disse que ele tinha morrido e também havia relatado sua experiência na UTI.

Conclusões

As Experiências de crianças criticamente doentes relatadas na literatura possuem muitos dos mesmos detalhes que as dos adultos, ressaltando que estes não poderiam ter sido imaginados com base em opiniões pessoais, culturais e religiosas deles. Novamente, estes resultados indicam que as experiências de quase morte têm certas características específicas que os distinguem de outros estados mentais e experiências.”

(1) Morse ML. J Pediatr Oncol Enfermagem. Out 1994; 11 (4) :139-44.”


ENDEREÇOS ELETRÔNICOS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário